Um estudo sobre as concepções alternativas dos estudantes e sua evolução conceitual no processo de ensino-aprendizagem de soluções
dc.contributor.advisor | Santos, Flávia Maria Teixeira dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Fraga, Marcus Vinícius Barcellos de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-04-12T06:00:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/28612 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em uma investigação e análise das concepções dos estudantes acerca dos conceitos relacionados à química de soluções, nos níveis submicroscópico e macroscópico. Partiu-se do pressuposto de que no ensino de Química em geral, e de soluções em particular, um tratamento adequado das idéias emergidas e dos raciocínios teóricos prévios dos alunos poderia contribuir para promover nos mesmos a formação do pensamento teórico, cuja responsabilidade recai fundamentalmente na escola.Os dados dessa investigação foram coletados em duas turmas de segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre e construídos a partir de i) aplicação de testes antes e após o processo de ensino de soluções para verificar as concepções dos estudantes; ii) aplicação da metodologia de ensino proposta; iii) análise do processo de ensino e aprendizagem de soluções, que constou dos seguintes estudos: análise dos testes dos alunos antes e após os mesmos serem submetidos a metodologia de ensino de soluções proposta, com o objetivo de através dessa análise e da constatação da aprendizagem dos estudantes envolvidos, validar a metodologia utilizada como uma alternativa as aulas ditas “tradicionais” de soluções. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study is a research and analysis of students' conceptions about the concepts related to chemical solutions, submicroscopic and macroscopic levels. This started from the assumption that the teaching of chemistry in general and solutions in particular, an adequate treatment of the ideas that emerged from students theoretical arguments and previous could help foster in them the formation of theoretical thinking, whose responsibility falls primarily on School. data collected in this investigation were two classes of second year of high school in a public school in the city of Porto Alegre and constructed from i) the application of tests before and after the process of teaching solutions to assess students' conceptions, ii) application of the proposed teaching methodology, iii) analysis of teaching and learning solutions, which consisted of the following studies: an analysis of testing students before and after students are subjected to this methodology education solutions proposed with the aim of this analysis and through observation of student learning involved, validating the methodology used as an alternative classes "traditional" solutions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Students conceptions | en |
dc.subject | Ensino de quimica | pt_BR |
dc.subject | Solutions | en |
dc.subject | Theoretical arguments | en |
dc.title | Um estudo sobre as concepções alternativas dos estudantes e sua evolução conceitual no processo de ensino-aprendizagem de soluções | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000771284 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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