Influenciadores digitais na promoção da leitura : perspectivas para o fortalecimento das bibliotecas na sociedade
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2024Author
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Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga o papel dos influenciadores digitais, especificamente os Booktubers, na promoção da leitura e no fortalecimento das bibliotecas na sociedade. Com foco na comunidade literária do YouTube, a pesquisa busca identificar estratégias aplicáveis às bibliotecas públicas para atrair públicos diversificados. O estudo caracteriza-se como qualitativo, exploratório, e utiliza análises bibliográficas e documentais, com coleta de dados através de formulários e obs ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga o papel dos influenciadores digitais, especificamente os Booktubers, na promoção da leitura e no fortalecimento das bibliotecas na sociedade. Com foco na comunidade literária do YouTube, a pesquisa busca identificar estratégias aplicáveis às bibliotecas públicas para atrair públicos diversificados. O estudo caracteriza-se como qualitativo, exploratório, e utiliza análises bibliográficas e documentais, com coleta de dados através de formulários e observação de vídeos dos Booktubers mais influentes no Brasil. Os resultados indicam que os Booktubers promovem a leitura de maneira acessível, engajando principalmente jovens leitores. Os vídeos analisados destacam formatos como resenhas, listas de recomendações e discussões literárias. Embora as bibliotecas públicas estudadas possuam parte dos livros mencionados pelos influenciadores, ainda há lacunas na interação direta entre essas instituições e os produtores de conteúdo digital. O trabalho sugere estratégias baseadas nos formatos populares dos vídeos, como apresentações de novas aquisições (book haul), resenhas colaborativas e eventos literários mediados por influenciadores. Conclui-se que, para as bibliotecas públicas manterem relevância, é fundamental adotar tecnologias digitais e estabelecer parcerias com Booktubers. Isso amplia seu alcance e atratividade, conectando-as a uma audiência jovem e habituada ao consumo de conteúdo virtual. ...
Abstract
This paper investigates the role of digital influencers, specifically Booktubers, in promoting reading and strengthening libraries in society. Focusing on the literary community on YouTube, the research seeks to identify strategies applicable to public libraries to attract diverse audiences. The study is characterized as qualitative, exploratory, and uses bibliographic and documentary analyses, with data collection through forms and observation of videos of the most influential Booktubers in Br ...
This paper investigates the role of digital influencers, specifically Booktubers, in promoting reading and strengthening libraries in society. Focusing on the literary community on YouTube, the research seeks to identify strategies applicable to public libraries to attract diverse audiences. The study is characterized as qualitative, exploratory, and uses bibliographic and documentary analyses, with data collection through forms and observation of videos of the most influential Booktubers in Brazil. The results indicate that Booktubers promote reading in an accessible way, engaging mainly young readers. The videos analyzed highlight formats such as reviews, lists of recommendations and literary discussions. Although the public libraries studied have some of the books mentioned by the influencers, there are still gaps in the direct interaction between these institutions and digital content producers. The work suggests strategies based on popular video formats, such as presentations of new acquisitions (book haul), collaborative reviews and literary events mediated by influencers. It is concluded that, for public libraries to remain relevant, it is essential to adopt digital technologies and establish partnerships with Booktubers. This expands their reach and attractiveness, connecting them to a young audience accustomed to consuming virtual content. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
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