Validação de critério de sinais enunciativos de aquisição da linguagem na faixa etária de 8 a 9 meses
View/ Open
Date
2024Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O objetivo deste trabalho foi realizar a validação de critério dos Sinais Enunciativos de Aquisição da Linguagem (SEAL) na faixa etária entre 8 meses e 1 dia e 9 meses e 29 dias de idade. A amostra foi composta por vídeos de 116 bebês com sua mãe, interagindo por aproximadamente 15 minutos. Os sinais observados constituem a segunda fase do SEAL revisada por Silva (2023) e são compostos pelos sinais orginalmente propostos por Crestani (2016) e a adição de sinais que levam em conta a gestualidade ...
O objetivo deste trabalho foi realizar a validação de critério dos Sinais Enunciativos de Aquisição da Linguagem (SEAL) na faixa etária entre 8 meses e 1 dia e 9 meses e 29 dias de idade. A amostra foi composta por vídeos de 116 bebês com sua mãe, interagindo por aproximadamente 15 minutos. Os sinais observados constituem a segunda fase do SEAL revisada por Silva (2023) e são compostos pelos sinais orginalmente propostos por Crestani (2016) e a adição de sinais que levam em conta a gestualidade das crianças a partir da pesquisa multimodal de aquisição da linguagem (Cavalcante, 2018). Duas juízas experts, fonoaudiólogas especializadas em linguagem, analisaram os vídeos e classificaram os bebês entre: atraso, alerta de atraso ou aquisição de linguagem típica. Os resultados da análise demonstram que entre os indicadores de Unidimensionalidade ECV, MIREAL e UniCo, apenas o MIREAL não suportou a unidimensionalidade da escala. Todos os sinais contribuíram como um fator na análise fatorial. Houve boa correlação entre as respostas dos experts e o SEAL. A Curva de ROC, que avalia sensibilidade e especificidade do instrumento, demostrou-se uma curva estatisticamente significativa (AUC = 0.971, EP = 0.012; p < 0.001; 95% IC = 0.947 – 0.996), confirmando que, em sua maioria, os casos típicos apresentaram escores maiores do que os casos de alerta/atraso, e indicou o ponto de corte em 13/14 pontos. Deste modo, conclui-se que 15 pontos ou mais, dos 36 possíveis, evidencia que o bebê está na rota de um desenvolvimento típico de linguagem, enquanto 14 ou menos aponta um potencial atraso. Assim, foi possível confirmar a eficácia dos sinais inicialmente atribuídos à faixa etária, bem como a contribuição dos sinais adicionados após sua revisão e reestruturação. ...
Abstract
The objective of this study was to validate the criteria of the Enunciative Signs of Language Acquisition (SEAL) in the age group between 8 months and 1 day and 9 months and 29 days. The sample consisted of videos of 116 babies with their mothers, interacting for approximately 15 minutes. The observed signs constitute the second phase of SEAL revised by Silva (2023) and are composed of the signs originally proposed by Crestani (2016) and the addition of signs that take into account the children ...
The objective of this study was to validate the criteria of the Enunciative Signs of Language Acquisition (SEAL) in the age group between 8 months and 1 day and 9 months and 29 days. The sample consisted of videos of 116 babies with their mothers, interacting for approximately 15 minutes. The observed signs constitute the second phase of SEAL revised by Silva (2023) and are composed of the signs originally proposed by Crestani (2016) and the addition of signs that take into account the children's gestures based on multimodal research on language acquisition (Cavalcante, 2018). Two expert judges, speech therapists specialized in language, analyzed the videos and classified the babies as: delay, delay warning or typical language acquisition. The results of the analysis demonstrate that among the Unidimensionality indicators ECV, MIREAL and UniCo, only MIREAL did not support the unidimensionality of the scale. All signs contributed as a factor in th e factor analysis. There was a good correlation between the experts' responses and the SEAL. The ROC curve, which assesses the sensitivity and specificity of the instrument, showed a statistically significant curve (AUC = 0.971, EP = 0.012; p < 0.001; 95% CI = 0.947 – 0.996), confirming that, in most cases, typical cases presented higher scores than alert/delayed cases, and indicated the cutoff point at 13/14 points. Thus, it is concluded that 15 points or more, out of 36 possible, shows that the baby is on the path to typical language development, while 14 or less indicates a potential delay. Thus, it was possible to confirm the effectiveness of the signs initially attributed to the age group, as well as the contribution of the signs added after their review and restructuring. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana. Faculdade de Odontologia. Curso de Fonoaudiologia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License


