Presença de revistas científicas nas redes sociais : um estudo do Portal de Periódicos da UFRGS e da revista Educação & Realidade
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Abstract in Portuguese (Brasil)
A presença em redes sociais é uma das ações de revistas científicas para obter visibilidade e consolidação frente a outros recursos na internet. Nesse contexto, o objetivo do estudo é analisar como se dá a presença das revistas do Portal de Periódicos Científicos da UFRGS (PPCU) em redes sociais e as métricas alternativas da revista Educação & Realidade. Enquadra-se como um estudo de caso, com pesquisa do tipo documental e com abordagem qualitativa e quantitativa. Para todas as 44 revistas anal ...
A presença em redes sociais é uma das ações de revistas científicas para obter visibilidade e consolidação frente a outros recursos na internet. Nesse contexto, o objetivo do estudo é analisar como se dá a presença das revistas do Portal de Periódicos Científicos da UFRGS (PPCU) em redes sociais e as métricas alternativas da revista Educação & Realidade. Enquadra-se como um estudo de caso, com pesquisa do tipo documental e com abordagem qualitativa e quantitativa. Para todas as 44 revistas analisadas, foram coletadas informações como a data de criação dos perfis, quantidade de seguidores e de postagens realizadas, além da data da publicação mais recente. Já a análise em relação à revista Educação & Realidade considerou métricas sob a perspectiva do marketing científico digital, a saber: frequência das postagens, quantidade de menções, categorização dos conteúdos postados, recursos utilizados nas postagens e engajamento recebido em relação às postagens, além da descrição da localização geográfica e da classificação do perfil dos dez seguidores que mais interagiram com a revista em cada rede social. Os dados foram coletados manualmente entre fevereiro e abril de 2024 e registrados na ferramenta online Planilhas Google. Constatou-se que 23 das 44 revistas do PPCU mantinham, ao todo, 49 perfis públicos nas redes sociais Facebook, Instagram, LinkedIn, X (antigo Twitter) e Youtube. Com relação à revista Educação & Realidade, os resultados mostram que há ausência ou inobservância de um cronograma de postagens. Notou-se pouca responsividade por parte da revista. Há maior proporção de conteúdo pertencendo à categoria de divulgação de novos artigos e edições, mantendo-se o caráter científico da sua atuação. Por fim, entre os seguidores que mais interagiram com a revista encontram-se pessoas vinculadas acadêmica e/ou profissionalmente à Faculdade de Educação, indicando a sua visibilidade na Unidade Acadêmica. Sugere-se que a pesquisa possa servir como um primeiro estudo de desempenho da revista Educação & Realidade nas redes sociais, que, conjuntamente com o monitoramento dessas e outras métricas, poderão indicar aos gestores das revistas caminhos para alcançar maior visibilidade. ...
Abstract
The presence on social media is one of the strategies used by journals to gain visibility and establish themselves compared to other online resources. In this context, the aim of the study is to analyze how the journals on the Portal de Periódicos Científicos da UFRGS (PPCU) are represented on social media, and to assess the alternative metrics of the journal Educação & Realidade. This study is framed as a case study, involving both documentary research and qualitative and quantitative approach ...
The presence on social media is one of the strategies used by journals to gain visibility and establish themselves compared to other online resources. In this context, the aim of the study is to analyze how the journals on the Portal de Periódicos Científicos da UFRGS (PPCU) are represented on social media, and to assess the alternative metrics of the journal Educação & Realidade. This study is framed as a case study, involving both documentary research and qualitative and quantitative approaches. For all 44 journals analyzed, information was collected on the creation dates of profiles, number of followers, number of posts, and the date of the most recent publication. The analysis of the journal Educação & Realidade focused on metrics from the perspective of digital scientific marketing, including: posting frequency, number of mentions, categorization of posted content, resources used in posts, and engagement received. Additionally, the geographic location and classification of the ten most interactive followers on each social network were described. Data was collected manually between February and April 2024 and recorded using Google Sheets. It was found that 23 of the 44 PPCU journals maintained a total of 49 public profiles across the social networks Facebook, Instagram, LinkedIn, X, and YouTube. Regarding the journal Educação & Realidade, the results indicate a lack or non-compliance with a posting schedule. There was minimal responsiveness from the journal. A higher proportion of content was related to the dissemination of new articles and editions, maintaining its scientific character. Finally, the most interactive followers were found to be academically and/or professionally associated with the Faculdade de Educação, indicating its visibility within the Academic Unit. It is suggested that this research could serve as an initial performance study of the journal Educação & Realidade on social media, which, along with monitoring these and other metrics, could guide journal managers towards achieving greater visibility. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
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