Clube De Ciências : pioneirismo na educação infantil com práticas interdisciplinares e investigativas desde a primeira infância
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2025Author
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Master
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Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente pesquisa trata de um estudo sobre a alfabetização científica dentro das práticas interdisciplinares de um clube de ciências, realizado em uma escola de educação infantil, localizada no município de Nova Santa Rita-RS, com crianças na faixa etária de 5 anos a 5 anos e 11 meses, onde o trabalho efetivado é pautado nos campos de experiências propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), bem como pelas Dir ...
A presente pesquisa trata de um estudo sobre a alfabetização científica dentro das práticas interdisciplinares de um clube de ciências, realizado em uma escola de educação infantil, localizada no município de Nova Santa Rita-RS, com crianças na faixa etária de 5 anos a 5 anos e 11 meses, onde o trabalho efetivado é pautado nos campos de experiências propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), bem como pelas Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil. No intuito de notabilizar o desenvolvimento científico das crianças e responder à questão central: De que maneira um Clube de Ciências na Educação Infantil pode potencializar as experiências voltadas para a alfabetização científica na primeira infância? foi definido como objetivo geral da pesquisa: Compreender se as práticas interdisciplinares do Clube de Ciências Pequenos Exploradores (CCPE) são potencializadoras do processo de alfabetização cientifica na primeira infância e os objetivos específicos da pesquisa são: Analisar publicações que contribuíam para o aperfeiçoamento do ensino de ciências em ambientes educacionais, iniciando desde a primeira infância. Descrever as atividades realizadas no Clube de Ciências Pequenos Exploradores. Levantar as percepções sobre o processo de socialização entre as crianças através da observação durante as práticas interdisciplinares no CCPE e entrevista com as educadoras. Os conceitos sobre educação infantil, alfabetização científica e clube de ciências representam um aporte teórico importante para fundamentar e sustentar essa pesquisa. Como metodologia será realizado inicialmente um levantamento bibliográfico sobre os temas abordados na pesquisa, como Educação Infantil, Clube de Ciências e Alfabetização Científica que terão relevância nas discussões dos resultados. No segundo momento foi realizada uma pesquisa exploratória, sobre as atividades desenvolvidas no clube de ciências. No terceiro momento ocorreu a observação das crianças durante as práticas interdisciplinares do clube de ciências, assim como entrevistas semiestruturada com as educadoras envolvidas no clube de ciências da escola pesquisada. A quinta etapa sucedeu-se pela análise dos dados coletados e o levantamento dos resultados da pesquisa. A metodologia da pesquisa é caracterizada por uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, como sujeitos da pesquisa teremos a professora, a diretora, a supervisora, as educadoras (assistentes de educação infantil) e as crianças envolvidas no clube de ciências, da escola pesquisada. O instrumento de coleta de dados foi possível realizar a entrevista semiestruturada com 10 perguntas abertas e fechadas e o método de análise dos dados será usado a ATD (Análise Textual Discursiva). Com isso, a partir da análise dos dados coletados foi feita a interpretação, visando estabelecer as relações necessárias entre as informações obtidas e a hipótese formulada. Os resultados obtidos evidenciam que o CCPE constitui um espaço pedagógico inovador e eficaz para promover a alfabetização científica na primeira infância. As observações realizadas durante as práticas interdisciplinares e as entrevistas com as educadoras revelaram que as crianças demonstraram maior curiosidade, interesse pela investigação, capacidade de formular hipóteses e participar ativamente de atividades científicas, mesmo em tenra idade. As práticas desenvolvidas no CCPE favoreceram interações ricas entre as crianças e ampliaram as possibilidades de aprendizagem significativa, ancoradas nos campos de experiências da BNCC. Além disso, constatou-se a importância do engajamento das educadoras e da gestão escolar para a consolidação de práticas que valorizam o protagonismo infantil e a construção coletiva do conhecimento. Assim, conclui-se que o CCPE, ao integrar ludicidade, interdisciplinaridade e investigação científica, potencializa significativamente o processo de alfabetização científica na educação infantil, contribuindo para a formação de sujeitos mais críticos, autônomos e curiosos desde a educação infantil. ...
Abstract
This research presents a study on scientific literacy within the interdisciplinary practices of a science club conducted at a preschool located in the municipality of Nova Santa Rita-RS, involving children aged between 5 years and 5 years and 11 months. The work carried out is based on the fields of experience proposed by the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) and the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI), as well as the National Operational Guidelin ...
This research presents a study on scientific literacy within the interdisciplinary practices of a science club conducted at a preschool located in the municipality of Nova Santa Rita-RS, involving children aged between 5 years and 5 years and 11 months. The work carried out is based on the fields of experience proposed by the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) and the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI), as well as the National Operational Guidelines for Quality and Equity in Early Childhood Education. In order to highlight the scientific development of children and answer the central question: In what ways can a Science Club in Early Childhood Education enhance experiences aimed at scientific literacy in early childhood? The general objective of the research was defined as understanding whether the interdisciplinary practices of the Clube de Ciências Pequenos Exploradores (CCPE – Little Explorers Science Club) enhance the process of scientific literacy in early childhood. The specific objectives of the research are: to analyze publications that contribute to the improvement of science teaching in educational environments, starting from early childhood; to describe the activities carried out in the Clube de Ciências Pequenos Exploradores; and to gather perceptions on the process of socialization among children through observation during interdisciplinary practices in the CCPE and through interviews with the educators. The concepts of early childhood education, scientific literacy, and science clubs represent an important theoretical foundation to support and sustain this research. As methodology, a bibliographic review was initially conducted on the topics addressed in the research, such as Early Childhood Education, Science Clubs, and Scientific Literacy, which are relevant for the discussion of results. In a second phase, exploratory research was carried out on the activities developed in the science club. In the third phase, observation of the children during the interdisciplinary practices of the science club was conducted, along with semi-structured interviews with the educators involved in the school’s science club. The fifth step consisted of the analysis of the collected data and the gathering of the research results. The research methodology is characterized as field research, with a qualitative approach. The research subjects include the teacher, the principal, the supervisor, the educators (early childhood education assistants), and the children involved in the science club at the studied school. The data collection instrument included semi-structured interviews with 10 open and closed questions, and the method used for data analysis was Discursive Textual Analysis (DTA). Based on the analysis of the collected data, interpretation was carried out to establish the necessary relationships between the information obtained and the formulated hypothesis. The results obtained show that the CCPE constitutes an innovative and effective pedagogical space to promote scientific literacy in early childhood. Observations conducted during the interdisciplinary practices and the interviews with the educators revealed that the children demonstrated greater curiosity, interest in investigation, the ability to formulate hypotheses, and actively participate in scientific activities, even at a young age. The practices developed in the CCPE fostered rich interactions among the children and expanded the possibilities for meaningful learning, anchored in the BNCC’s fields of experience. Furthermore, the importance of the engagement of the educators and school management was evident for the consolidation of practices that value children's protagonism and the collective construction of knowledge. Thus, it is concluded that the CCPE, by integrating playfulness, interdisciplinarity, and scientific investigation, significantly enhances the process of scientific literacy in early childhood education, contributing to the formation of more critical, autonomous, and curious individuals from early childhood onwards. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - Associação de IES.
Collections
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Multidisciplinary (2695)
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