Semioses afetivas da música ambiente em playlists do YouTube
View/ Open
Date
2024Author
Type
Title alternative
Ambient music’s affective semiosis in YouTube playlists
Semiosis afectivas de la música ambiental en las listas de reproducción de YouTube
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente artigo pretende, a partir de uma pesquisa exploratória inicial, edificar um arcabouço teórico para a investigação de playlists de música ambiente publicadas no YouTube. É desenvolvido o conceito de semioses afetivas do timbre, agenciamentos sonoros que produzem signos políticos, culturais, tecnológicos e de linguagem a partir das afecções entre ouvintes e sonoridades. A natureza transdisciplinar de nosso arranjo teórico nos provoca a recorrer a metodologias alternativas, provenientes ...
O presente artigo pretende, a partir de uma pesquisa exploratória inicial, edificar um arcabouço teórico para a investigação de playlists de música ambiente publicadas no YouTube. É desenvolvido o conceito de semioses afetivas do timbre, agenciamentos sonoros que produzem signos políticos, culturais, tecnológicos e de linguagem a partir das afecções entre ouvintes e sonoridades. A natureza transdisciplinar de nosso arranjo teórico nos provoca a recorrer a metodologias alternativas, provenientes da musicologia, da etnomusicologia e da acústica, para que se avance na investigação de hábitos de escuta de música ambiente em estudos de caso futuros. ...
Abstract
This article aims to build a theoretical framework for the investigation of ambient musicplaylistspublished on YouTube, based on initial exploratory research. It develops the concept of timbre’s affective semiosis, which is defined as sound agencies that produce political, cultural, technological, and language signs based on the affections between listeners and sonorities. The transdisciplinary nature of our theoretical arrangement compels us to resort to alternative methodologies, such as musi ...
This article aims to build a theoretical framework for the investigation of ambient musicplaylistspublished on YouTube, based on initial exploratory research. It develops the concept of timbre’s affective semiosis, which is defined as sound agencies that produce political, cultural, technological, and language signs based on the affections between listeners and sonorities. The transdisciplinary nature of our theoretical arrangement compels us to resort to alternative methodologies, such as musicology, ethnomusicology and acoustics, to advance the investigation of ambient musiclistening habits in future case studies. ...
Resumen
Este artículo pretende, a partir de una investigación exploratoria inicial, construir un marco teórico para la investigación de las listas de reproducción de música ambiental publicadas en YouTube. Se desarrolla el concepto de semiosis afectiva del timbre, agencias sonoras que producen signos políticos, culturales, tecnológicos y lingüísticos basados en afectos entre oyentes y sonoridad. El carácter transdisciplinar de nuestro planteamiento teórico nos lleva a recurrir a metodologías alternativ ...
Este artículo pretende, a partir de una investigación exploratoria inicial, construir un marco teórico para la investigación de las listas de reproducción de música ambiental publicadas en YouTube. Se desarrolla el concepto de semiosis afectiva del timbre, agencias sonoras que producen signos políticos, culturales, tecnológicos y lingüísticos basados en afectos entre oyentes y sonoridad. El carácter transdisciplinar de nuestro planteamiento teórico nos lleva a recurrir a metodologías alternativas, provenientes de la musicología, la etnomusicología y la acústica, para avanzar en la investigación de los hábitos de escucha de música ambiental en futuros estudios de caso. ...
In
E-Compós: Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Brasília, DF: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Vol. 27 (jan./dez. 2024), ID3019
Source
National
Collections
-
Journal Articles (44208)Applied and Social Sciences (4529)
This item is licensed under a Creative Commons License


