Estruturas pele : avessos de um corpo narrativa
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Estruturas-pele: avessos de um corpo narrativa é uma pesquisa conduzida pelos gestos de amassar, dobrar e cortar papéis. Trabalho com o papel, o corpo e o gesto. O corpo entra no gesto, e com as mãos dou forma a estruturas em volume feitas com materialidades táteis. Ao registrar os trabalhos, percebo que há um corpo que narra e compõem-se sobre as superfícies peles, os avessos da gravura, os volumes e as vestes. No corpo da investigação, em Percurso, relato uma trajetória que inicia com desloca ...
Estruturas-pele: avessos de um corpo narrativa é uma pesquisa conduzida pelos gestos de amassar, dobrar e cortar papéis. Trabalho com o papel, o corpo e o gesto. O corpo entra no gesto, e com as mãos dou forma a estruturas em volume feitas com materialidades táteis. Ao registrar os trabalhos, percebo que há um corpo que narra e compõem-se sobre as superfícies peles, os avessos da gravura, os volumes e as vestes. No corpo da investigação, em Percurso, relato uma trajetória que inicia com deslocamentos entre paisagem e gravura, e encontra lugar nos Avessos, com as texturas e estruturas feitas em papel. Em Um Corpo vivo, teço aproximações com Merleau Ponty e com os objetos transicionais em Donald Winnicott. Os estudos do campo sensorial abrem ainda para o tato háptico em Virgínia Kastrup. Nas Escutas, estabeleço contato com as pesquisas de Lygia Clark, Lygia Pape, Mira Schendel e Eva Hesse, observo suas práticas e procedimentos de modo a compreender seus caminhos. No texto narrativo, vivencio a escritura de Maria Gabriela Llansol, em diálogos com Espinosa, que acompanha a potência desses encontros. Outro elemento presente nos processos poéticos são as Narrativas, elas vêm como um corpo nos escritos de parede, cadernos e notas. Nelas, encontro o texto como substância para a poética com papéis, relevos e volumes. ...
Abstract
Skin structures: the reverse side of a narrative body is a research conducted through the gestures of crumpling, folding, and cutting paper. I work with paper, the body, and gesture. The body enters into the gesture, and with my hands I shape three-dimensional structures made of tactile materials. When recording the works, I realize that there is a body that narrates and composes itself on the skin surfaces, the reverse sides of the engraving, the volumes, and the garments. In the body of the i ...
Skin structures: the reverse side of a narrative body is a research conducted through the gestures of crumpling, folding, and cutting paper. I work with paper, the body, and gesture. The body enters into the gesture, and with my hands I shape three-dimensional structures made of tactile materials. When recording the works, I realize that there is a body that narrates and composes itself on the skin surfaces, the reverse sides of the engraving, the volumes, and the garments. In the body of the investigation, in Route, I recount a trajectory that begins with shifts between landscape and engraving, and finds its place in Averse, with textures and structures made of paper. In A living body, I weave connections with Merleau Ponty and with Donald Winnicott’s transitional objects. Studies in the sensory field also open up to haptic touch in Virgínia Kastrup. In Listening, I establish contact with the research of Lygia Clark, Lygia Pape, Mira Schendel, and Eva Hesse, observing their practices and procedures in order to understand their paths. In the narrative text, I experience the writing of Maria Gabriela Llansol, in dialogues with Espinosa, which accompanies the power of these encounters. Another element present in the poetic processes are the Narratives, which come as a body in the writings on walls, notebooks, and notes. In them, I find the text as substance for poetics with papers, reliefs, and volumes ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Collections
-
Visual Arts (506)
This item is licensed under a Creative Commons License


