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dc.contributor.advisorSchmidt, Rita Terezinhapt_BR
dc.contributor.authorJappe, Rodrigopt_BR
dc.date.accessioned2011-10-21T01:18:23Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33258pt_BR
dc.description.abstractA investigação do romance Girlfriend in a Coma permitiu perceber alguns elementos centrais que estruturam a obra como mito e paródia. O mundo ficcional é caracterizado por uma sociedade à beira de um colapso devido a sua incapacidade de mudar seu comportamento e sequer consegue perceber o que está errado. Na narrativa são utilizados recursos estéticos identificados com o realismo maravilhoso, pois, juntamente com a descrição de eventos coerentes com a racionalidade humana, há eventos sobrenaturais realizados pelo divino. Nesta narrativa, a ideologia do trabalho árduo como estruturador da vida em uma sociedade democrática e capitalista é esfacelado em vista dos terríveis efeitos sentidos pelos personagens: trabalho extenuante, drogadição, anorexia e individualismo. Com o uso de teoria da narrativa e pós-modernista, argumenta-se que este romance é um ‗mito do novo mundo‘ ao fazer uso da paródia como forma de contestar meta-narrativas, e ao propor novas cosmogonias baseadas na experiência pós-colonial Canadense.pt_BR
dc.description.abstractThe investigation of the novel Girlfriend in a Coma revealed some central elements that structure this work as myth and parody. The fictional world is characterized by a society incapable of changing its behavior or even realizing what is wrong with it. In the narrative some aesthetic resources are used which are related to magic realism because, along with the description of events coherent with human rationality, there are supernatural events performed by the divine. In this narrative, the ideology of hard work as the main structure of life in a democratic capitalist society is unveiled, taking into account some terrible effects felt by the characters, such as: overworking, drug addiction, anorexia and individualism. With the use of narrative theory and postmodernist theory, it is argued that this novel is a ‗new world myth‘ because it makes use of parody as a way to refute masternarratives and to suggest new cosmogonies based on the Canadian post-colonial experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCoupland, Douglas, 1961-. Girlfriend in a comapt_BR
dc.subjectIdeologyen
dc.subjectIndividualismen
dc.subjectLiteratura canadensept_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.subjectMaster-narrativesen
dc.subjectMythen
dc.subjectPós-modernismopt_BR
dc.subjectNarrativa literáriapt_BR
dc.subjectIdeologia e literaturapt_BR
dc.subjectMito e literaturapt_BR
dc.subjectRealismo fantásticopt_BR
dc.subjectLiteratura e sociedadept_BR
dc.subjectEstudos literáriospt_BR
dc.titleA postmodernist myth in Gilfriend in a Comapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000787506pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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