Browsing Teaching of Physics by Author "Araujo, Ives Solano"
Now showing items 1-20 of 21
-
Adoção de inovações didáticas no ensino universitário de física na perspectiva de transposições praxeológicas
Oliveira, Tobias Espinosa de (2019) [Thesis]Diminuir a distância entre pesquisa e prática em Educação em Ciências é um objetivo a ser perseguido. Em particular, algumas inovações didáticas, como métodos ativos de ensino, que apresentam bons resultados em pesquisas ... -
Adoção e difusão de inovações didáticas em disciplinas de física geral : estudos de caso em duas universidades públicas brasileiras
Müller, Maykon Gonçalves (2017) [Thesis]Tornar o ensino centrado nos estudantes tem sido foco de atenções de grande parte da área de pesquisa e ensino de Ciências nos últimos 30 anos. Essa tendência tem origem nos resultados poucos positivos em relação à ... -
Uma alternativa didática às aulas tradicionais : o engajamento interativo obtido por meio do uso do método peer instruction (instrução pelos colegas)
Vieira, A. S. (2014) [Dissertation]É consensual no campo da Educação que métodos tradicionais de ensino apresentam baixa eficiência no que se refere à aprendizagem dos alunos. Tais métodos são predominantemente baseados em aulas expositivas monológicas, com ... -
Aplicação do método Peer Instruction na abordagem das leis de Newton no ensino médio
Bernardes, Jader (2016) [Dissertation]Este trabalho teve como objetivo a elaboração de uma sequência didática em nível de Ensino Médio sobre Leis de Newton, para ser utilizada com o método de ensino Peer Instruction. (Instrução pelos Colegas). Esta sequência ... -
Aprendizagem de conceitos físicos relacionados com circuitos elétricos em regime de corrente alternada com uso da placa Arduino
Dröse Neto, Breno (2013) [Dissertation]O objetivo deste trabalho foi investigar as dificuldades encontradas pelos alunos na aprendizagem de circuitos elétricos em regime de corrente alternada (CA). Especificamente investigamos: i) dificuldades de aprendizagem ... -
Aprendizagem de física, trabalho colaborativo e crenças de autoeficácia : um estudo de caso com o método team-based learning em uma disciplina introdutória de eletromagnetismo
Oliveira, Tobias Espinosa de (2016) [Dissertation]O ensino de Física Geral nas universidades brasileiras é frequentemente relacionado a dois problemas correlacionados: dificuldade de aprendizagem e desmotivação. Ambos são agravados pela adoção estrita do método de ensino ... -
Atividades experimentais e crenças de autoeficácia : um estudo de caso com o método episódios de modelagem
Selau, Felipe Ferreira (2017) [Dissertation]Parte da comunidade de pesquisa em ensino de Física tem devotado atenção ao estudo de métodos ativos de ensino que primam pela centralização do processo de ensino-aprendizagem no aluno. Além da aprendizagem conceitual, ... -
Crenças e atitudes sobre o uso de atividades experimentais e computacionais no ensino de física por parte de professores do ensino médio
Heidemann, Leonardo Albuquerque (2011) [Dissertation]A literatura aponta diversas vantagens para o uso de atividades experimentais (AE) e de atividades computacionais (AC) no ensino de Física. Estudos mais recentes têm concluído que a combinação desses dois recursos pode ser ... -
Ensino de conceitos básicos de eletricidade através da análise do consumo de energia elétrica em uma escola de ensino médio
Lara, Adroaldo Carpes de (2014) [Dissertation]Neste trabalho, é apresentada uma proposta para o ensino de conceitos de eletricidade para alunos do Ensino Médio através de um projeto sobre o consumo de energia elétrica. Há uma carência nos livros didáticos brasileiros, ... -
O ensino de física via aprendizagem baseada em projetos : um estudo à luz da teoria antropológica do didático
Pasqualetto, Terrimar Ignacio (2018) [Thesis]As investigações sobre como tornar o ensino centrado nos estudantes e envolvê-los ativamente no processo de ensino-aprendizagem têm recebido especial atenção em pesquisas da área de ensino de Ciências nos últimos anos. Uma ... -
A estratégia da modelagem didático-científica reflexiva para a conceitualização real no ensino de física
Brandão, Rafael Vasques (2012) [Thesis]No contexto das pesquisas em Ensino de Física é praticamente consensual a relevância de estratégias didáticas que privilegiem uma reflexão crítica dos conteúdos trabalhados, tanto por parte de estudantes, quanto por parte ... -
Um estudo sobre a transposição de atividades centradas na modelagem didático-científica em um contexto de formação de professores de física
Rabelo, Charles Xavier (2019) [Dissertation]A literatura da área de ensino de Física vem apontando críticas às atividades experimentais tradicionalmente desenvolvidas nos laboratórios didáticos há bastante tempo. Diversas metodologias foram desenvolvidas para que ... -
Experimentos de baixo custo para o ensino de física em nível médio usando a placa Arduino-UNO
Fetzner Filho, Gilberto (2015) [Dissertation]Um dos principais desafios que um professor de Física enfrenta ao tentar atualizar suas aulas e trazer novas abordagens para o contexto escolar diz respeito a infraestrutura necessária para implementá-las. O presente ... -
Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica
Marques, Nelson Luiz Reyes (2009) [Dissertation]Esta dissertação teve como objetivo desenvolver um trabalho de qualificação de alunos do curso Normal para atividades futuras de ensino de Física Térmica nas séries iniciais do Ensino Fundamental, visando suprir as lacunas ... -
Investigando a aprendizagem do campo conceitual associado à modelagem científica por parte de professores de física do ensino médio
Brandão, Rafael Vasques (2008) [Dissertation]O objetivo deste trabalho foi investigar a aprendizagem por parte de professores de Física do ensino médio de conceitos específicos ao campo conceitual associado à modelagem científica, tais como: idealizações, aproximações, ... -
Metodologias interativas de ensino na formação de professores de física : um estudo de caso com o peer instruction
Müller, Maykon Gonçalves (2013) [Dissertation]O objetivo geral deste trabalho é investigar a prática de metodologias interativas de ensino, em específico o método Peer Instruction, Instrução pelos Colegas (IpC) em uma tradução livre, no contexto de uma escola de ... -
Uma proposta de ensino de tópicos de eletromagnetismo via instrução pelos colegas e ensino sob medida para o ensino médio
Oliveira, Vagner (2012) [Dissertation]Este trabalho teve como objetivo elaborar uma unidade didática em nível de Ensino Médio sobre conceitos fundamentais de Eletromagnetismo, adequada para utilização com os métodos de ensino-aprendizagem Ensino sob Medida e ... -
Resolução de problemas abertos para aprendizagem de física no ensino médio na perspectiva da modelagem didático-científica
Oliveira, Vagner (2018) [Thesis]Atividades de resolução de problemas de física em nível médio, via de regra, resumem-se à memorização, por parte dos estudantes, de procedimentos rotineiros e busca da equação que melhor se encaixa nos dados fornecidos no ... -
Ressignificação das atividades experimentais no ensino de física por meio do enfoque no processo de modelagem científica
Heidemann, Leonardo Albuquerque (2015) [Thesis]A forma dissociada como teoria e prática são frequentemente tratadas no ensino de Física contribui para que os estudantes tenham dificuldades para dar sentido aos conhecimentos científicos. Analisando especificamente as ... -
Uma sequência didática com os métodos instrução pelos colegas (Peer Instruction) e ensino sob medida (Just-in-time Teaching) para o estudo de ondulatória no ensino médio
Santos, Madge Bianchi dos (2016) [Dissertation]O objetivo deste trabalho é o ensino de ondulatória através de uma metodologia ativa de ensino que permita aos estudantes se engajarem com a própria aprendizagem. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma sequência ...