Now showing items 1-8 of 8

    • Biopoética do Infravisual : experimentar uma escrileitura fotográfica na educação 

      Silva, Lygia Stephanny Gomes da (2020) [Dissertation]
      justaposição com o conceito de escrileitura. Para isso, movimenta forças extraídas no fazer da arte fotográfica em mistura com a arte literária, para falar de um estudo de tropo fotográfico na educação. Por exemplo, ao ...
    • Uma docência em preparação : histórias insólitas e autoficções 

      Ritzel, Eduarda (2021) [Dissertation]
      Este texto propõe questionar o sujeito-docente enquanto ser de identidade fixa, imutável, enquanto Professor-Uno-Primordial (Corazza, 2013). Para isso, opera com o fantástico de Júlio Cortázar e a morte do autor de Roland ...
    • Educação potencial : autocomédia do intelecto 

      Adó, Máximo Daniel Lamela (2013) [Thesis]
      Este textotese postula dimensionar um meio prático e relativamente autônomo da Educação Potencial como um fazer. Tanto essa autonomia como a sua potência não estão relacionadas a uma essência, mas à intensidade imanente e ...
    • Etnografemas : docências em criação 

      Rocha, Marcela Cristina da (2019) [Dissertation]
      Este texto opera com a narrativa ficcional como potência para pensar a formação docente. Entende a ficção enquanto poética de tradução criadora e alarga essa noção para a educação. Deste modo, trabalha a ficção como potência ...
    • As lacunas de Órion: escritos com a experiência na Educação Social 

      Hörlle, Mariana (2020) [Dissertation]
      A formação docente passa pelo estudo teórico, pela prática, mas também passa pela experiência. Experiência é aquilo que nos arrebata, em um sentido muito mais amplo do que algo que acontece. A experiência é dotada de ...
    • Leituras aberrantes e seus rastros em educação 

      Silva, Luiz Carlos Quirino da (2021) [Dissertation]
      Esta dissertação tem como principal objetivo a problematização das relações entre pensamento e educação, bem como das condições básicas que possibilitam a produção do primeiro. Para tanto, mobiliza um referencial teórico ...
    • Manifesto fracasso : escrever por vias de pensamento-experimentação 

      Peixoto, Bruna Lima (2022) [Dissertation]
      O presente texto toma o Fracasso Potencial como ponto para um grande rizoma ao deslocar conceitos comuns às práticas nas mais diversas áreas da educação, tendo como pontos de intersecção a FilOSOFiel cia Diferença, com ...
    • Pesquisa-improvisação : educação em jogo 

      Esteves, Diego Winck (2019) [Dissertation]
      Esta Dissertação, a partir de exercícios de escrita, e postulando certa noção de jogo e improvisação, flexionou-se sobre a correlação pesquisa e docência (então, pesquisa-docência), afirmando-se em uma Pesquisa-improvisação ...