Browsing Education by Author "Baptista, Cláudio Roberto"
Now showing items 1-20 of 58
-
Ação docente, formação continuada e inclusão escolar
Andrade, Simone Girardi (2005) [Thesis]A investigação da temática ação docente, formação continuada e inclusão escolar teve como objeto a busca de compreensão das relações entre a formação continuada e um plano geral de ação – projeto político-pedagógico – em ... -
AEE : que “atendimento” é este? as configurações do atendimento educacional especializado na perspectiva da rede municipal de ensino de Gravataí/RS
Delevati, Aline de Castro (2012) [Dissertation]O objetivo da presente investigação é a análise das configurações do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Rede Municipal de Ensino de Gravataí/RS. Com a questão_ AEE: que “atendimento” é este?_ buscou-se compreender ... -
Alfabetização e informática educativa : estratégias de ensino/aprendizagem com alunos da 1. série do ensino fundamental
Ferreira, Ana Lucia Duarte (2005) [Dissertation]Este trabalho insere-se no debate do uso de ambientes informatizados como potencializadores da aprendizagem, particularmente no que se refere à de alunos que estão na fase inicial da leitura e escrita. O objetivo do presente ... -
Alice na biblioteca mágica : uma leitura sobre o diagnóstico e a escolarização de crianças com autismo e psicose infantil
Vasques, Carla Karnoppi (2008) [Thesis]Na construção de processos inclusivos encontram-se obstáculos relativos aos supostos limites e possibilidades de escolarização de crianças e adolescentes com autismo e psicose infantil. Em conseqüência de sua estruturação ... -
Alunos de escolas especiais : trajetórias na rede municipal de ensino de Porto Alegre
Silva Junior, Edson Mendes da (2013) [Dissertation]A presente pesquisa teve como objetivo analisar as trajetórias escolares de alunos de escolas especiais, buscando a compreensão acerca do atual papel desempenhado por essas instituições na escolarização de alunos com ... -
O autismo e as "crianças-selvagens" : da "prática da exposição" às possibilidades educativas
Oliveira, Aniê Coutinho de (2002) [Dissertation]A presente pesquisa teve como objetivo: investigar as concepções de educabilidade e dos sujeitos, dando ênfase à análise de instituições que atendem a esses sujeitos com autismo, na cidade de Porto Alegre. Quanto à ... -
Avaliação da aprendizagem e inclusão escolar : trajetórias nos ciclos de formação
Christofari, Ana Carolina (2008) [Dissertation]Esta pesquisa apresenta a análise dos processos de avaliação da aprendizagem associados aos movimentos de inclusão escolar e a organização curricular por Ciclos de Formação. A pesquisa ocorreu em uma escola da Rede Municipal ... -
Avaliação inicial do aluno com deficiência mental na perspectiva inclusiva
Sousa, Gabriela Maria Brabo (2007) [Dissertation]O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada entre os anos de 2005 a 2007, cujo objetivo principal foi analisar como é feita a Avaliação Inicial do aluno com indícios de Deficiência Mental e que se encontra ... -
Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil
Vasques, Carla Karnoppi (2003) [Dissertation]No Brasil, são poucos e recentes os estudos sobre sujeitos que apresentam autismo e psicose infantil. Tanto no campo da saúde quanto no da educação, faltam dados sistematizados sobre quem são e onde estão estas crianças. ... -
Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e processos inclusivos : trajetórias de alunos com necessidades educativas especiais
Benites, Letícia Neutzling (2006) [Dissertation]A presente pesquisa está vinculada aos estudos realizados pelo Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo a ... -
Conhecer o conhecer na formação de professores em educação especial no Brasil: tendências e desafios
Silva, Mayara Costa da (2020) [Thesis]A presente investigação parte da premissa de que a incompletude como parte constitutiva dos processos de formação se distancia das discussões presentes nas pesquisas acerca da formação de professores para a educação especial ... -
Os contornos da escola : espaços escolares, dificuldades de aprendizagem e organização curricular por ciclos
Santos, Kátia Silva (2007) [Dissertation]O presente estudo teve como objetivo a compreensão de fenômenos escolares relativos aos diferentes espaços na escola destinados aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, multirrepetência e defasagem entre ... -
Corpos que não param : criança, "TDAH" e escola
Freitas, Claudia Rodrigues de (2011) [Thesis]Esta pesquisa analisa os discursos que identificam um número expressivo de crianças como hiperativas na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O discurso escolar produz diagnóstico e encaminha aos ... -
Deficiência, contexto escolar, patologização da vida e processos diagnósticos : entre o mapa e o território
Silva, Carla Maciel da (2022) [Thesis]O presente estudo tem como objetivo central analisar como o conceito de deficiência constituiu-se nos últimos 70 anos e quais seus possíveis efeitos nos processos diagnósticos e em dimensões relativas à escolarização. No ... -
Deficiência mental como produção social : uma discussão a partir de histórias de vida de adultos com síndrome de Down
Carneiro, Maria Sylvia Cardoso (2007) [Thesis]O presente trabalho apresenta uma pesquisa cujo objetivo central é discutir a deficiência mental como condição que se desenvolve a partir das relações sociais estabelecidas com sujeitos que apresentam características ... -
Deficiência mental, escolarização, narrativas : a terceira margem do rio?
Gai, Daniele Noal (2008) [Dissertation]A presente investigação teve como foco a deficiência mental e os processos de escolarização no ensino comum. O estudo foi desenvolvido com base nas narrativas de dois alunos com histórico de deficiência mental que freqüentavam ... -
Diferença ou deficiência? : reflexões que problematizam a função normalizadora/normatizadora da instituição escolar
Munhoz, Angélica Vier (2003) [Dissertation]O presente trabalho de pesquisa investiga a diferença na instituição escolar, utilizando como principal referencial teórico o pensamento de Foucault. Procura-se problematizar os discursos e as práticas normatizadoras/nor ... -
O discurso sobre o sujeito deficiente produzido pela legislação brasileira
Marquezan, Reinoldo (2007) [Thesis]Este estudo interroga os efeitos de sentido no discurso sobre o sujeito deficiente produzido pela legislação educacional brasileira e enunciado nas Constituições e nas Leis de diretrizes da educação. O dispositivo teórico ... -
Educação especial, comunicação e currículo escolar : a aprendizagem como decorrência da experiência
Correia, Gilvane Belem (2022) [Thesis]O presente estudo tem por objetivo analisar o processo interativo e comunicacional implicado na aprendizagem de estudantes público-alvo da educação especial em contextos educacionais do ensino comum. Diante de narrativas ... -
Educação especial e ação docente : da medicina à educação
Tezzari, Mauren Lúcia (2009) [Thesis]A presente tese tem como objetivo a apresentação, análise e reflexão acerca das trajetórias de vida e das proposições de trabalho de quatro estudiosos pioneiros, Jean Itard, Edouard Séguin, Maria Montessori e Janusz Korczak, ...