Browsing Education by Author "Dornelles, Leni Vieira"
Now showing items 1-17 of 17
-
Caderno meu filho : um modo de ser mãe, organizar a família e educar o bebê a partir da escrita de si
Frassão, Magali Oliveira (2011) [Dissertation]O tema central desta Dissertação é a análise dos textos escritos, em forma de confissões de uma jornalista na Coluna Nave Mãe, veiculados no Caderno Meu filho, semanalmente, no período de agosto de 2008 a dezembro de 2010; ... -
Cuide do seu bebê do nosso jeito : a caderneta de saúde da criança ou sobre um modo de fazer viver as crianças e se educar as famílias
Müller, Melissa Hickmann (2011) [Dissertation]Esta Dissertação dedicou-se a problematizar as políticas governamentais do campo da saúde, as quais tomam como campo de intervenção a criança e a família. Desta forma, realiza uma análise do documento denominado Caderneta ... -
Desafio da ciberinfância : modos de composição de práticas pedagógicas utilizando artefatos tecnológicos digitais
Amaral, Caroline Bohrer do (2010) [Dissertation]Esta dissertação de Mestrado apresenta uma pesquisa sobre práticas pedagógicas com artefatos tecnológicos digitais para uma infância que está se fazendo cada vez mais presente nas escolas: a ciberinfância. Nesta, as crianças ... -
Em meio a infâncias e arquiteturas escolares : um estudo sobre os pátios da educação infantil
Bizarro, Fernanda de Lima (2010) [Dissertation]Meu propósito é o de convidar os que me leem a pensarem comigo sobre a pesquisa que desenvolvo acerca dos espaços comumente chamados de pátios das Instituições de Educação Infantil. Ao mesmo tempo em que se relega aos ... -
Entre educação, remédios e silêncios : trajetórias, discursos e políticas de escolarização de crianças hospitalizadas
Weber, Carine Imperator (2009) [Dissertation]Partindo da emergência das políticas de educação para as crianças hospitalizadas no Brasil, esta Dissertação de Mestrado em Educação traz alguns recortes históricos que tentam dar conta da visibilidade desta infância hoje. ... -
Experiência com bonecas anormais no curso de pedagogia : construindo modos de ser professora
Marques, Circe Mara (2013) [Thesis]A tese Experiência com bonecas anormais no curso de Pedagogia: construindo modos de ser professora foi um estudo que teve como objetivo descrever e analisar os modos como as estudantes desse curso, em duas instituições ... -
Griot-educador : a pedagogia ancestral negro-africana e as infâncias, em um espaço de cultura afro-gaúcha
Pereira, Patrícia da Silva (2015) [Dissertation]A pesquisa apresentada nesta Dissertação de Mestrado investiga o modo de produção de novos Griot’s, a partir de atividades afrocentradas, realizadas com crianças participantes das Oficinas “Semeando a História”, na ONG ... -
A infância abrigada : impressões das crianças na casa abrigo
Feitosa, Antonio Genivaldo Silva (2011) [Dissertation]Esta Dissertação sobre Infâncias Abrigadas pretende discutir os modos como as crianças são produzidas e constituídas a partir de suas histórias e lugares, tempos e espaços. Problematizo na pesquisa acerca das “dasguerras” ... -
Infância superdotada : um olhar sobre a constituição de si das crianças participantes de um grupo de altas habilidades
Dreyer, Jéssica (2014) [Dissertation]A pesquisa apresentada nesta Dissertação de Mestrado propôs-se a investigar como se compreendem, em relação a sua participação no grupo de altas habilidades no contraturno escolar, as crianças do primeiro ao quinto ano do ... -
Lecto-escrita e autonomia na pré-escola
Dornelles, Leni Vieira (1991) [Dissertation]Este estudo é a resposta concreta de um posicionamento e de uma pratica que afirma que a educação pré-escolar pode ser transformadora, de modo a constituir-se a criança em um agente da construção do seu próprio conhecimento. ... -
Materiais potencializadores e os bebês-potência : possibilidades de experiências sensoriais e sensíveis no contexto de um berçário
Mallmann, Elisete (2015) [Dissertation]A presente Dissertação de Mestrado investiga os modos como um grupo de bebês de sete a vinte e seis meses de idade, de um berçário de uma escola Pública de Educação Infantil no interior do Rio Grande do Sul, se relaciona ... -
Meninas no papel
Dornelles, Leni Vieira (2002) [Thesis]Meninas no papel faz parte das discussões onde se examinam as relações entre a invenção da infância, governo e subjetivação, preocupando-se, especificamente, com a produção das meninas nas revistas femininas infantis ... -
Minha cor e a cor do outro : qual a cor dessa mistura? olhares sobre a racialidade a partir da pesquisa com crianças na educação infantil
Bischoff, Daniela Lemmertz (2013) [Dissertation]A pesquisa apresentada nessa Dissertação de Mestrado investiga de que forma um trabalho com literatura infantil com temáticas afro-brasileiras pode qualificar, discutir e problematizar os conceitos de diferenças raciais ... -
Planeta ROODA : desenvolvendo arquiteturas pedagógicas para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
Schneider, Daisy (2007) [Dissertation]O presente trabalho visa relacionar a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) e tem como objetivo principal o desenvolvimento de arquiteturas ... -
O que as crianças dizem sobre família(s) em suas brincadeiras com boneco-família ?
Engelman, Débora (2015) [Dissertation]A pesquisa apresentada nesta dissertação de mestrado investiga como as crianças de quatro e cinco anos de uma turma de Educação Infantil de uma Escola Municipal de Porto Alegre apresentam e constituem suas configurações ... -
Revirando malas : entre histórias de bonecas e crianças
Souza, Fernanda Morais de (2009) [Dissertation]Esta Dissertação de Mestrado surge da vontade de problematizar/agir/pensar diferente sobre bonecos e bonecas que historicamente fazem parte do brincar infantil. Apresento às crianças bonecos com “corpos diferentes” – negro, ... -
Situações matemáticas : estratégias utilizadas pelas crianças ao brincar com números em uma escola de educação infantil
Comerlato, Lisiane (2013) [Dissertation]A pesquisa apresentada nessa Dissertação de Mestrado investiga como as crianças se manifestam em sua ludicidade, por meio do brincar e do ouvir histórias, através de uma proposta de aprendizagem sobre números, em uma escola ...