Browsing Education by Author "Hermann, Nadja Mara Amilibia"
Now showing items 1-13 of 13
-
Educação e exclusão : uma abordagem ancorada no pensamento de Karl Marx
Oliveira, Avelino da Rosa (2002) [Thesis]Este trabalho discute o conceito de exclusão social e suas implicações na educação, tomando como fundamento teórico o pensamento de Karl Marx. Seu objetivo é possibilitar embasamento conceitual sólido para as pesquisas no ... -
Ensina-se a virtude? : conexões do Mênon de Platão com o ensino de valores na escola
Godoy Junior, Valdy José (2005) [Dissertation]A questão da possibilidade ou não de se ensinar a virtude é um dos problemas mais antigos em ética. Mesmo que não surja de forma sempre explícita, já as epopéias homéricas tratam da questão. Platão, ao ocupar-se do tema, ... -
Ética da alteridade e educação
Miranda, José Valdinei Albuquerque (2008) [Thesis]A presente tese tem como objetivo principal abordar a educação desde a perspec-tiva ética da alteridade em Emmanuel Levinas. Inicialmente mostra que a filosofia moder-na, ao instituir o “Eu” como a unidade integradora do ... -
A ética na educação : uma perspectiva psicanalítica
Fürst, Rosane (2003) [Dissertation]A ética na educação: uma perspectiva psicanalítica é uma pesquisa teórica que pretende constituir um espaço de discussão entre psicanálise e educação no que diz respeito ao campo da ética, apresentando o que estes campos ... -
A experiência do 'tempo do agora', educação e reconhecimento social
Moura, Rosana Silva de (2007) [Thesis]A tese intitulada A experiência do "tempo do agora", educação e reconhecimento social é o resultado de uma investigação teórica acerca do problema do tempo na história e o reconhecimento do outro, no horizonte da relação ... -
Infância e sujeito no contexto do pensamento pós-metafísico
Pereira, Vilmar Alves (2008) [Thesis]Esta tese apresenta uma discussão sobre infância e subjetividade moderna relacionada com a emergência do pensamento pós-metafísico. Apoiada em pensadores que delineiam os traços da modernidade, da subjetividade e da infância, ... -
A invenção do sujeito ecológico : sentidos e trajetórias em educação ambiental
Carvalho, Isabel Cristina de Moura (2001) [Thesis]Este trabalho, desde uma perspectiva hermenêutica, tematiza os processos de produção de sentidos sobre o ambiental como um fenômeno que tem assumido a forma de um campo de relações sociais. O campo ambiental é pensado a ... -
Mídia, racionalidade e formação : uma abordagem filosófica
Schubert, Claudio (2004) [Thesis]Esta pesquisa busca compreender o potencial de influência da mídia no processo formativo do ser humano na sociedade contemporânea. A abordagem é filosófica e, por isso, o enfoque priorizado na análise é o estudo da ... -
Produção de sentidos e construção de conceitos na relação ensino/aprendizagem da matemática
Silveira, Marisa Rosâni Abreu da (2005) [Thesis]Esta tese tem o objetivo de mostrar que o sujeito aprendente, ao se deparar com um conceito matemático já construído por ele, pode, em outro contexto, atribuir-lhe novos sentidos e re-significá-lo. Para tanto, a investigação ... -
Redescrição do mundo e educação
Fávero, Altair Alberto (2006) [Thesis]O presente trabalho examina os principais traços que caracterizam a idéia rortiana de compreender a educação como redescrição do mundo. O neopragmatismo de Rorty tem sido considerado uma das posições filosóficas que têm ... -
Sentidos da função paterna na educação
Cabistani, Roséli Maria Olabarriaga (2007) [Thesis]Esta tese investiga os discursos atuais, presentes no campo da educação e da sociedade em geral, que denunciam, ao mesmo tempo que promovem, a “carência do pai” no exercício da autoridade e nos cuidados da prole.Tais ... -
O sujeito da educação em um contexto pós-metafísico
Mendes, Vitor Hugo (2006) [Thesis]A tese O sujeito da educação em um contexto pós-metafísico repõe a problemática do sujeito da educação seguindo o fio condutor da reviravolta lingüística. Tendo em consideração a crise da razão (ocidental) e a crítica do ... -
Sutis violências : a educação em tempos perturbados
Moura, Rosana Silva de (2002) [Dissertation]Sutis violências: a educação em tempos perturbados é uma pesquisa teórica que pretende constituir um espaço de debate crítico em torno da temática indústria cultural, tendo em vista alguns efeitos produzidos por esta no ...