Browsing Education by Author "Icle, Gilberto"
Now showing items 1-20 of 32
-
Brincadeiras populares como práticas pedagógico-performativas de desfolclorização : um estudo entre brincantes, professoras e crianças na educação infantil em Alagoas, Brasil
Silva, Bruno Rogério Duarte da (2021) [Thesis]Esta tese apresenta um estudo com brincantes da cultura popular, professoras e crianças da educação infantil em Alagoas – Brasil. Estudou-se três brincadeiras populares como práticas pedagógico-performativas de desfolclorização, ... -
Cenas de transformação no ensino de teatro: um estudo em serviços de apoio socioeducativo
Paz, Luciana Athayde (2010) [Dissertation]Esta dissertação busca pensar o ensino de teatro em três serviços de apoio socioeducativo no Município de Porto Alegre e sua implicação no processo de transformação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ... -
Contraconduta da criação : um estudo com alunos da graduação em dança
Valle, Flavia Pilla do (2012) [Thesis]Este trabalho discorre sobre os modos de formação no ensino superior de dança, debruçando-se sobre a dimensão da criação, na perspectiva da composição coreográfica e de seu estatuto nessa formação. Parte-se de uma prática ... -
Corpo, disciplina e subjetivação nas práticas de dança : um estudo com professoras da rede pública no sul do Brasil Porto Alegre 2017
Falkembach, Maria Fonseca (2017) [Thesis]A tese analisa práticas de dança como componente curricular obrigatório de Arte na educação básica, em escolas públicas no Rio Grande do Sul, Brasil. É produto da pesquisa com seis professoras graduadas em dança. A partir ... -
Currículos-performance: como criar cadernos sem linhas?
Paz, Luciana Athayde (2020) [Thesis]Esta tese busca pensar a aproximação entre performance e currículo, e suas reverberações, no espaço escolar. Inscreve-se no campo que entretece Performance e Educação, tendo como referência duas acepções de performance: a ... -
A dança na educação básica : um estudo sobre as diferentes interpretações da BNCC com professoras em Porto Alegre, Brasil
Ferreira, Ingrid Araújo da Silva (2023) [Dissertation]A pesquisa procurou compreender como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem sendo interpretada no componente Arte, especificamente no ensino de Dança na Educação Básica. Para tal, foram realizadas entrevistas ... -
Entre o performar e o aprender : práticas performativas, dança improvisação e análise laban/bartenieff em movimento
Sastre, Cibele (2015) [Thesis]Esta tese problematiza a emergência do ensino superior de dança no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Propõe-se a repensar algumas noções hegemônicas de dança por intermédio de seis experimentos com práticas performativas ... -
Entre pedaços de algodão e bailarinas de porcelana : a performance artística do balé clássico como performance de gênero
Santos, Tatiana Mielszarski dos (2009) [Dissertation]O objetivo desta pesquisa é analisar de que modos a performance artística do balé, que compreende uma série de práticas e significados que lhe conferem sentido, converte-se em performance de gênero, ou seja, estiliza o ... -
Experiências de formação do professor artista : cenários de apaixonamento entre teatro e educação no curso de graduação em teatro: licenciatura da FUNDARTE/UERGS
Costa, Rossana Perdomini Della (2009) [Dissertation]Este trabalho parte do pressuposto de que existe uma dicotomia entre os saberes artísticos e os saberes pedagógicos na estrutura clássica do ensino superior no que se refere à formação do professor de teatro. Pergunta-se ... -
Forjas pedagógicas : rupturas e reinvenções nas corporeidades negras em um bloco de carnaval (Porto Alegre, Brasil)
Conceição, Thiago Pirajira (2019) [Dissertation]A presente dissertação possui uma dupla proposição. A primeira, trata da análise do processo de criação de quatro artistas cênicos negros que fazem parte de um bloco de carnaval de rua, na cidade de Porto Alegre, Brasil. ... -
Função criação no trabalho coletivo teatral : um estudo com a Usina do Trabalho do Ator
Reckziegel, Ana Cecilia de Carvalho (2014) [Thesis]Esta tese investiga as dinâmicas coletivas nos processos de criação de espetáculos do grupo teatral Usina do Trabalho do Ator (UTA), em Porto Alegre/RS – Brasil. A partir da mobilidade das funções de ator e de diretor, a ... -
Genética teatral na escola : o livro de encenação como elemento formativo
Beltrão, Milena Ferreira Mariz (2015) [Dissertation]Esta dissertação trata sobre o potencial formativo dos registros durante o processo criativo da encenação em sala de aula. O trabalho parte dos estudos da crítica genética literária, por meio do pensamento de Cecília Almeida ... -
A gente aprende pra caramba! Movências de sentidos : discurso, estágio, identidades docentes
Moura, Sandra Regina de (2017) [Dissertation]Neste trabalho investigativo, me propus a analisar as possíveis afetações que o acolhimento de licenciandas por ocasião do estágio curricular obrigatório provoca na constituição das identidades docentes de educadoras ... -
O homem novo na proposta curricular angolana : um estudo a partir da Lei de Bases do Sistema de Educação nº 13/01
Curimenha, Marcelino Mendes (2017) [Dissertation]O tema da dissertação é a noção de “Homem Novo” no discurso educacional angolano. Trata-se de uma análise discursiva sobre documentos da Educação em Angola, em especial sobre a LBSE – Lei de Bases do Sistema de Educação ... -
Intensidades de ausência : narrativas sobre a criação do ator
Habeyche, Gisela Costa (2013) [Thesis]Este estudo questiona os modos pelos quais a autora experienciou possibilidades de presença, através da ausência na sua atuação, no espetáculo Cinco Tempos para a Morte, do grupo teatral porto-‐alegrense Usina do Trabalho ... -
O lugar da coreografia nos cursos de graduação em dança do Rio Grande do Sul, Brasil
Paludo, Luciana (2015) [Thesis]Esta tese se ocupa em discutir o status da coreografia nos Cursos de Graduação em Dança do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Buscou-se compreender o contexto dos referidos cursos por intermédio de observação de aulas e ... -
MPUANNUM: uma proposta de pedagogia do teatro inspirada pela cultura negra
Machado, Edilaine Ricardo (2024) [Thesis]Esta tese tem como principal objetivo criar uma proposição para a Pedagogia do Teatro orientada pelos Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros, em confluência com a Lei 10639/03 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais ... -
Negritude e formação teatral : vozes mulheres na cena de Porto Alegre - Brasil
Machado, Edilaine Ricardo (2017) [Dissertation]A dissertação trata sobre o modo como mulheres atrizes negras constituem a si mesmas a partir da formação teatral e do exercício profissional em teatro. A partir do depoimento de cinco atrizes negras de Porto Alegre, Brasil, ... -
Palhaçar : máscaras em uma patética-poética por rir
Olendzki, Luciane de Campos (2009) [Dissertation]Esta dissertação é composta por cenas de escritura, onde atravessam séries heterogêneas de máscaras que compõem uma tipologia e uma topologia da arte do palhaço. Tais máscaras dramatizam o conhecimento e a própria ... -
Para além da técnica : estratégias pedagógicas de três professoras de dança ou a presença como modo de estar ali
Lopes, Sílvia da Silva (2009) [Dissertation]Esta dissertação trata de estratégias usadas por três professoras de dança, na sua prática pedagógica, para que seus alunos cheguem à presença cênica. O material empírico foi constituído a partir de uma pesquisa de inspiração ...