Browsing Education by Author "Krahe, Elizabeth Diefenthaeler"
Now showing items 1-20 of 27
-
Avaliação da aprendizagem na formação de professores : teoria e prática em questão
Barbosa, Flávia Renata Pinto (2011) [Dissertation]A dissertação, Avaliação da Aprendizagem na Formação de Professores: teoria e Prática em Questão, desenvolvida na Linha de Pesquisa: Universidade Teoria e Prática, busca discutir dois temas centrais para a educação: a ... -
Avaliação escolar : pesquisa conscientizante
Krahe, Elizabeth Diefenthaeler (1990) [Dissertation]Este trabalho teve por objetivo a conscientização de um grupo de professores e alunos, de uma escola de 2º grau, da rede pública sul-riograndense de ensino, quanto à prática da avaliação do processo pedagógico escolar ali ... -
Corpo, escola e vida : o uso do corpo, o movimento e a exploração do espaço como dispositivos para o aprender - discussões na formação de professores
Forner, Viviane Bastos (2009) [Dissertation]Esta pesquisa, vinculada à linha Universidade Teoria e Prática - Formação de Professores - procurou destacar e analisar a importância que professores e formadores de professores atribuem ao uso do corpo, como facilitador, ... -
De aluna a professora : trajetos percorridos e a percorrer : um estudo de caso no Curso de Pedagogia EAD da Universidade de Caxias do Sul
Silva, Lisandra Pacheco da (2009) [Dissertation]A presente dissertação de Mestrado traz o resultado de algumas reflexões desencadeadas a partir dos trajetos percorridos e a percorrer na formação docente de um grupo de 20 alunas de graduação em Pedagogia, na modalidade ... -
Do professor licenciado ao docente intelectual, crítico e reflexivo : uma análise a partir de cursos de licenciatura em matemática e história de universidade privada no RS
Luz, Aline Souza da (2009) [Dissertation]A investigação da Linha de Pesquisa: Universidade: Teoria e Prática, Ênfase em Formação de Professores, "Do professor licenciado ao docente crítico intelectual e reflexivo: uma análise a partir de cursos de licenciatura ... -
Embaixo da escada : o tempo e o espaço do trabalho pedagógico coletivo
Menezes, Marilú Nörnberg (2008) [Dissertation]Esta dissertação é um estudo de caso que aborda a temática do trabalho pedagógico coletivo entre professores-formadores de um curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior privada. Por meio da análise de documentos, ... -
Em busca de um novo olhar na educação a distância : o papel do orientador acadêmico : uma reflexão e análise no curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul
Cercato, Schana Castilho (2006) [Dissertation]Esta pesquisa é um estudo de caso e adota o modelo qualitativo de investigação. Objetiva compreender o papel do orientador acadêmico (OA), na Formação de Professores, na Modalidade de Educação a Distância (EaD) na Universidade ... -
O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : ressignificando a formação de professores
Bonelli, Sônia Maria de Souza (2014) [Thesis]A pesquisa O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: ressignificando a formação de professores analisou dois Projetos Pedagógicos de cursos de Pedagogia, quanto ao ensino de Ciências, estabelecendo relações com as ... -
Formação continuada : descontinuidades e desafios na transformação da prática pedagógica dos professores
Eltz, Patrícia Thoma (2008) [Dissertation]O foco na “Formação Continuada de Professores na Transformação da Prática Pedagógica” centraliza a presente dissertação de mestrado, analisando suas descontinuidades e seus desafios. Procuramos caracterizar e explicitar a ... -
Formação continuada na perspectiva da educação inclusiva : epistemologia e prática
Guasselli, Maristela Ferrari Ruy (2014) [Thesis]Este estudo, "Formação Continuada na Perspectiva da Educação Inclusiva: Epistemologia e Prática", foi desenvolvido na linha de pesquisa Universidade: Teoria e Prática, mais especificamente no campo da formação de professores, ... -
A formação continuada para professores de língua inglesa : necessária, garantida... ou ainda uma utopia?
Mêdola, Márcia Graton (2006) [Dissertation]O presente estudo busca investigar a necessidade de formação continuada para os professores de Língua Inglesa do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a partir de algumas questões que afloraram dentro da minha realidade ... -
Formação continuada : uma trajetória necessária na busca da reflexividade como qualidade pedagógica
Bissaco, Nureive Goularte (2012) [Dissertation]Esta dissertação analisa as implicações resultantes da participação do docente da Educação Infantil nos programas de formação continuada, a fim de identificar os aspectos facilitadores que atendam a preocupações práticas ... -
Formação inicial de professores em matemática : necessidades da prática pedagógica na educação básica
Goldani, Andréia (2011) [Dissertation]A articulação entre as necessidades da prática pedagógica da Educação Básica do litoral norte do RS e o currículo de um curso de Licenciatura em Matemática em uma Instituição de Ensino Superior - IES comunitária é o objetivo ... -
As implicações das atuais diretrizes curriculares nacionais para os cursos de licenciatura : possibilidade de novas perspectivas para a prática pedagógica
Costa, Flávia Fernanda (2011) [Dissertation]A trajetória histórica dos cursos de Licenciatura é demarcada por pequenos avanços e eventuais retrocessos. As descontinuidades desse processo sinalizam a interferência de inúmeros fatores políticos e culturais. A proposta ... -
A introdução das TIC no Curso de Pedagogia da UFRGS : reflexões a partir de uma proposta didático-pedagógica construtivista
Bernardi, Maira (2004) [Dissertation]Nesta dissertação, é proposto um estudo sobre a introdução das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nos cursos de formação de professores. Este foi desenvolvido através de um projeto de extensão destinado aos ... -
Modalidade de ensino a distância : curso ou navegação?
Bopp, Marjie Dee Weber (2005) [Dissertation]Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a racionalidade que em-basa a formação de professores através de EaD, através de descrição de prática, nos cursos de formação de professores oferecidos a distância de uma ... -
Um olhar sobre as reformas curriculares dos cursos de licenciatura em educação física : adequação legal ou reforma?
Müller, Deise Margô (2006) [Dissertation]Esta dissertação descreve um estudo de multicasos, que teve por objetivo verificar se as reformas curriculares suscitadas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional brasileira (LDB 9394/96), no que refere ... -
A pedagogia nos cursos de pedagogia : desvelando os aspectos teórico-científicos e prático-organizacionais pós-diretrizes curriculares nacionais
Portelinha, Ângela Maria Silveira (2014) [Thesis]Esta tese insere-se no campo das discussões da Linha do PPGEDU – Universidade: teoria e prática e do Grupo de Estudos sobre Universidade/Inovação e Pesquisa (GEU/Ipesq: Educação Superior, Pedagogia e Mudança). A pesquisa ... -
Pedagogia universitária e mudança : a reforma dos cursos de graduação pós-LDB de 1996 e suas implicações para a docência em uma instituição comunitária de Santa Catarina – Brasil
Silva, Maria da Gloria Silva e (2015) [Thesis]Esta tese se insere no campo de estudos da Linha de Pesquisa Universidade: teoria e prática do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo da pesquisa é ... -
Pedagogia universitária potencializada no diálogo reflexivo sobre educação matemática : quando três gerações de educadores se encontram
Bitencourt, Loriége Pessoa (2014) [Thesis]Neste trabalho apresento a tese de doutorado intitulada: “Pedagogia Universitária potencializada no diálogo reflexivo sobre Educação Matemática: quando três gerações de educadores se encontram”. A questão problema que ...