Browsing Education by Author "Vasques, Carla Karnoppi"
Now showing items 1-20 of 20
-
Alice na biblioteca mágica : uma leitura sobre o diagnóstico e a escolarização de crianças com autismo e psicose infantil
Vasques, Carla Karnoppi (2008) [Thesis]Na construção de processos inclusivos encontram-se obstáculos relativos aos supostos limites e possibilidades de escolarização de crianças e adolescentes com autismo e psicose infantil. Em conseqüência de sua estruturação ... -
Atendimento educacional especializado : cartas sobre o agir pedagógico
Escobar, Débora Scherer de (2020) [Dissertation]Esta dissertação tem o objetivo de abordar as práticas pedagógicas da educação especial e propor atuações que considerem as singularidades dos alunos. Investigamos as continuidades, as rupturas e os desafios da prática ... -
Atendimento educacional especializado : nas dobras do brincar
Mörschbächer, Juliana Silveira (2015) [Dissertation]Esta pesquisa versa sobre o atendimento educacional especializado. Como recorte, investiga as possibilidades do brincar como ato pedagógico. O texto é tecido a partir do diálogo entre educação especial e psicanálise e ... -
Cartas sobre a deficiência : formação inicial de professores para contextos inclusivos
Balbino, Elizete Santos (2021) [Thesis]A presente pesquisa tematiza a formação inicial de professores, com foco nas concepções de deficiência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como corpus documental 64 cartas escritas na disciplina de Educação ... -
Cenários da formação inicial de professores de educação especial no estado do Rio Grande do Sul
Amaral, Juliana Santos do (2022) [Dissertation]A presente dissertação tem por tema a formação inicial do professor de educação especial no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa documental do tipo exploratória, que tem como fonte as informações coletadas e divulgadas ... -
Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil
Vasques, Carla Karnoppi (2003) [Dissertation]No Brasil, são poucos e recentes os estudos sobre sujeitos que apresentam autismo e psicose infantil. Tanto no campo da saúde quanto no da educação, faltam dados sistematizados sobre quem são e onde estão estas crianças. ... -
Deficiência intelectual, educação e as possibilidades do reconhecimento
Ullrich, Wladimir Brasil (2022) [Thesis]Esta tese tem como problema central a alteridade na educação especial, motivado por um impasse na experiência formativa na licenciatura em filosofia. Trata-se de um estudo teórico cujo objetivo principal é mostrar algumas ... -
(Des)encuentros del profesor con la alteridad del alumno de la educación especial y la construcción de um acogimiento : transitando entre textualidades, gestos y contornos
Galvis, Gloria Esneida Castrillon (2014) [Dissertation]Las políticas públicas de educación especial, las diversas didácticas y las ofertas de formación de profesores, difícilmente se ocupan de la temática de la alteridad. Cursos formativos centrados en la reeducación, en el ... -
A dialética dos processos de apropriação e objetivação na constituição da historicidade de pessoas com deficiência
Morais, Marcus Soares (2023) [Thesis]A presente tese de doutorado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a linha de pesquisa Arte, Linguagem e Currículo, pretende, por meio da compreensão dos ... -
Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar
Braun, Sônia Maria Antônia Holdorf (2021) [Dissertation]A presente dissertação, que tem a forma de ensaio, percorre diferentes problemáticas que constituem as barreiras excludentes, destacando-se a invisibilidade de alunos com deficiência no âmbito da escola comum. Para tanto, ... -
Educação especial, conhecimento e capacitismo: a persistência da exclusão no Brasil contemporâneo
Lima, André Luís de Souza (2022) [Thesis]Esta tese tem como problema central a persistência da exclusão escolar, da injustiça social e do reconhecimento lesivo das pessoas com deficiência no Brasil contemporâneo. Trata-se de um estudo teórico cujo objetivo principal ... -
Educação-especial entre o clínico e o escolar : em busca da terceira margem
Brito, Mariana Pires (2015) [Dissertation]Diante do enigma representado pelos alunos incluídos, sobretudo, aqueles com graves problemas psíquicos, ou com transtornos globais do desenvolvimento, o conhecimento do professor parece ser insuficiente. Na falta de beira ... -
Estética, educação especial e a possibilidade de acolhimento da alteridade : Ursprung der Forschung
Divino, Elemar do Amor (2016) [Dissertation]A presente dissertação de mestrado, vinculada à Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Linha de Pesquisa Educação Especial e processos Inclusivos, tematiza a produção de conhecimento e o ... -
Formas de conhecer em educação especial : Discurso médico e vida ordinária na escola
Lima, André Luís de Souza (2018) [Dissertation]A dissertação, a partir de oito pequenos ensaios, busca questionar a pertinência e a preeminência do discurso médico em relação ao saber do professor e ao trabalho em sala de aula, propondo a discussão dos seus efeitos e ... -
Juventudes e deficiência : narrativas autobiográficas de jovens mulheres
Ribeiro, Elisabete da Silveira (2021) [Thesis]Esta tese objetiva produzir uma interface entre os temas das juventudes e da deficiência, oportunizando a investigação sobre a condição juvenil entre mulheres com deficiência. Para dinamizar a discussão de forma teórica, ... -
O outro na educação especial : uma abordagem pela lente do reconhecimento
Ullrich, Wladimir Brasil (2016) [Dissertation]O presente estudo parte do impasse em uma experiência formativa no âmbito da licenciatura em filosofia, representado pela questão do outro na educação especial. Para respondê-la, os registros da Modernidade como fato ... -
Se um professor-leitor-viajante : uma expereiência em formação de professores no contexto da inclusão escolar
Scherer, Larissa Costa Beber (2014) [Dissertation]A presente Dissertação de Mestrado em Educação tematiza a formação continuada de professores no contexto da inclusão escolar. Diante de alunos que questionam e desestabilizam a ação docente, por desviarem-se do caminho ... -
Síndrome de down e o determinismo da deficiência intelectual : refutando certezas, propondo outra lógica
Streda, Carina (2021) [Thesis]Esta tese tem como problema central a associação direta entre síndrome de Down e deficiência intelectual como resultado do determinismo biológico, genético. Trata-se de um estudo teórico em forma de ensaio que faz dialogar ... -
Sujeitos com síndrome de down em cena : enredos sobre o aprender
Streda, Carina (2014) [Dissertation]O presente estudo versa sobre os “sujeitos da educação especial”. Como recorte, problematizam-se enunciados que associam síndrome de Down às (im)possibilidades do aprender. Trata-se de um estudo teórico, que tem a escrita ... -
Terra-mar : litorais entre a socioeducação e a educação especial
Carvalho, Wesley Ferreira de (2017) [Dissertation]A presente pesquisa tem por objetivo inscrever um litoral, uma interface entre os campos da educação especial, da socioeducação e da pesquisa acadêmica, oportunizando, de um lado, a investigação acerca da escolarização de ...