Browsing Education by Author "Veit, Maria Helena Degani"
Now showing items 1-14 of 14
-
Análise de um processo pela pluralidade de suas vozes : a formação de professores para o ensino médio através dos seus currículos
Bohn, Mariasinha Beck (2003) [Thesis]O estudo procura investigar o processo de formação de professores para o ensino médio através dos currículos de três cursos de licenciatura - História, Letras e Matemática. Dirige a sua análise para a verificação das ... -
Arte e conscientização ambiental : uma reflexão sobre a formação continuada de professores, fundamentada em Basil Bernstein
Lorenz, Viviane Esther (2009) [Thesis]A presente tese, integrante da linha de pesquisa - O sujeito da educação: conhecimento, linguagem e contextos, na temática Sociologia e Educação, e do projeto de pesquisa Perspectivas de Ensino na Educação Básica: prática ... -
Avaliação do ensino por ciclos de formação : currículo, pedagogia e avaliação na perspectiva de professoras engajadas de uma escola municipal
Rodriguez, Andréa Maria Rúa (2002) [Dissertation]Este estudo representa uma avaliação da implantação do Ensino Por Ciclos de Formação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente do Rio Grande do Sul, situada no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, buscando ... -
Compreensão sociológica de prática pedagógica de matemática : um olhar a partir de Basil Bernstein
Buffe, Ana Lúcia Pires (2005) [Dissertation]O presente estudo busca investigar como duas professoras de Matemática – uma delas trabalhando com duas turmas – da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul definem seus currículos e realizam suas práticas pedagógicas ... -
Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas
Cardoso, Helen Rodrigues (2005) [Dissertation]Este estudo analisa oito dimensões do currículo, da prática pedagógica e da avaliação, no ano letivo de 2004, em duas turmas de alfabetização de escolas públicas de Porto Alegre – uma Estadual e outra Municipal. O processo ... -
A democracia que pratica a escola : princípios e direitos pedagógicos para avaliar a educação : um estudo em escolas públicas no sudoeste do Paraná
Araujo, Evania Luiza de (2002) [Thesis]Este trabalho discute o que vem sendo entendido e praticado como democracia escolar. Embasa-se na teoria de Basil Bernstein (1996,1998, 2000) sobre “democracia e direitos pedagógicos”, avaliando o ensino fundamental e ... -
A escola possível : um estudo sociológico do currículo de uma comunidade escolar na proposta Escola Cidadã
Elsenbach, Claírton (2002) [Dissertation]Este estudo buscou como objetivo mostrar como os professores da escola pesquisada construíram suas práticas pedagógicas a partir de uma proposta político-pedagógica diferenciada em sua organização, em seu discurso e em sua ... -
Formação docente inicial e o ensino ao aluno com deficiência em classe comum na perspectiva da educação inclusiva
Brabo, Gabriela Maria Barbosa (2013) [Thesis]A tese aqui apresentada aborda o processo de pesquisa realizado entre os anos de 2008 e 2012, no decorrer do curso de doutorado, que foi direcionado para o estudo sobre a formação docente inicial e o ensino ao aluno com ... -
Formação inicial de professores : análise da prática de ensino em Biologia
Rosa, Russel Teresinha Dutra da (2007) [Thesis]A presente tese foi desenvolvida na Linha de Pesquisa “O sujeito da Educação: conhecimento, linguagem e contextos”, na temática Sociologia e Educação, vinculada ao Projeto de Pesquisa “Perspectivas de Ensino na Educação ... -
Perspectivas de professores sobre o ensino por ciclos de formação em Porto Alegre : uma análise sociológica da implantação e do momento atual
Klovan, Cristiane Figueiró (2008) [Dissertation]Depois de transcorrida mais de uma década da implantação do Ensino por Ciclos de Formação (ECF) em Porto Alegre, este estudo pretende rever os princípios originários dessa política educacional, efetuando uma análise das ... -
A prática pedagógica como o diferencial para um desempenho escolar efetivo : um estudo abordando as séries finais do ensino fundamental em escolas da periferia urbana de Porto Alegre
Lopes, Elaine Ferreira da Silva (2013) [Thesis]Esta tese de doutorado foi desenvolvida na linha de pesquisa – O Sujeito da Educação: conhecimento, linguagem e contextos, na temática Sociologia e Educação, vinculada ao projeto de pesquisa Perspectivas de Ensino na ... -
Prática pedagógica nos processos de alfabetização e de letramento : análises a partir dos campos da sociologia da linguagem
Piccoli, Luciana (2009) [Thesis]Esta tese de doutoramento foi desenvolvida na Linha de Pesquisa "O Sujeito da Educação: conhecimento, linguagem e contextos"; está vinculada ao projeto de pesquisa "Perspectivas de Ensino na Educação Básica: prática ... -
O processo de definição das diretrizes operacionais para a educação de jovens e adultos : participação democrática das agências do campo recontextualizador oficial
Gatto, Carmen Isabel (2008) [Thesis]O presente estudo analisa o processo de definição das Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos e a participação das agências do campo recontextualizador oficial. Esta pesquisa tratou de dois temas das ... -
Turismo Pedagógico : processo de recontextualização de uma viagem rumo ao conhecimento
Cardoso, Helen Rodrigues (2012) [Thesis]Esta tese tem como objeto de estudo uma proposta de turismo pedagógico embasada na teoria sociológica. Faz parte do projeto de pesquisa Perspectivas de ensino na educação básica: prática pedagógica e formação de professores, ...