Browsing Education by Author "Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas"
Now showing items 1-16 of 16
-
Assistidos e tutelados : o benefício de prestação continuada e a produção de sujeitos in/capacitados
Ferraz, Marco Aurélio Freire (2017) [Thesis]A presente tese tem como temática principal a implicação das políticas compensatórias para Pessoas com Deficiência, entre as quais o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Se, após avaliação social e perícia médica, essas ... -
Do quadro negro à tela do computador : a produtividade do governamento na constituição do aluno no Curso de Pedagogia a Distância da FACED/UFRGS
Dalpiaz, Alexandra da Silva Santos (2009) [Dissertation]A presente dissertação intitulada Do quadro negro à tela do computador: a produtividade do governamento na constituição do aluno no Curso de Pedagogia a Distância da FACED/UFRGS tem como objetivo apresentar e analisar as ... -
Educação inclusiva e implicações no currículo escolar : a invenção de outros processos de ensinar e de aprender
Monteiro, Maria Rosangela Carrasco (2015) [Thesis]Esta tese, intitulada EDUCAÇÃO INCLUSIVA E IMPLICAÇÕES NO CURRÍCULO ESCOLAR: a invenção de outros processos de ensinar e de aprender, tem como objetivo discutir as implicações que a proposta de Educação Inclusiva pode ... -
Estilos juvenis na periferia urbana : conhecendo culturas de alunos de uma escola municipal na Restinga Velha
Steiw, Luciano Debom (2013) [Dissertation]O presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar os estilos juvenis de alunos de uma escola municipal localizada no Bairro Restinga, na periferia de Porto Alegre. O referido bairro é conhecido por problemas ... -
Os incluídos na escola : o disciplinamento nos processos emancipatórios
Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas (2003) [Thesis]Sob a influência de instrumentos analíticos pós-estrututalistas, especificamente de abordagens associadas a Michel Foucault, bem como de dimensões dos Estudos Culturais e da etnografia, o trabalho aborda a caracterização ... -
Jovens aprendizes contemporâneos : "eu acredito é na rapaziada" - problematizando o programa de aprendizagem profissional
Rockenbach, Danielle Schio Romeiro (2015) [Dissertation]O Programa de Aprendizagem Profissional - Jovem Aprendiz – foco deste estudo, oferece qualificação e trabalho para jovens visando proporcionar-lhes formação técnico-profissional na área do comércio de bens, serviços e ... -
Meninas (mal) comportadas : posturas e estranhamentos em uma escola pública de periferia
Vargas, Juliana Ribeiro de (2008) [Dissertation]Esta dissertação tem como objetivo apresentar e problematizar posturas e posicionamentos de um grupo de alunas de uma turma de quinta série de uma escola pública da periferia de Porto Alegre. Com idades entre onze e treze ... -
“Nossos antepassados eram africanos, então somos negros também!” : as intervenções pedagógicas na promoção das relações etnicorraciais e na constituição das identidades discentes
Ramos, Tanise Müller (2014) [Thesis]A presente tese tem como objetivo apresentar, problematizar e discutir as implicações da inclusão do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, em face da obrigatoriedade trazida pela lei 10.639/2003, nas ... -
A perspectiva da educação integral em uma escola para todos e para cada um
Pacheco, Suzana Moreira (2014) [Thesis]O presente estudo, intitulado A perspectiva da Educação integral em uma escola para todos e para cada um, tem como objetivo compreender as bases de um projeto político e pedagógico, desenvolvido em uma escola pública ... -
Programa escola aberta : espaço de inclusão, socialização e disciplinamento de jovens da periferia urbana no município de Alvorada/RS
Santos, Tatiane Matheus dos (2011) [Dissertation]Esta Dissertação tem como objetivo visibilizar as práticas propostas pelo Programa Escola Aberta, em uma escola estadual no município de Alvorada/RS, para atender a comunidade e, preferencialmente, os jovens daquela ... -
O que ouço me conduz e me produz? a constituição de feminilidades de jovens contemporâneas no espaço escolar da periferia
Vargas, Juliana Ribeiro de (2015) [Thesis]Esta tese tem como objetivo visibilizar e problematizar a operacionalidade de determinados discursos na constituição de subjetividades de um grupo de jovens contemporâneas, com idades entre treze e quinze anos, estudantes ... -
O que pode ser tão interessante na escola quanto à hora do recreio? : em busca de práticas alternativas na escola contemporânea
Lopez, Danusa Mansur (2010) [Dissertation]A presente dissertação tem como objetivo descrever e analisar atividades do Projeto de Extensão “Repensando o UNIALFAS: propostas alternativas para séries iniciais - o que pode ser mais interessante na escola que a hora ... -
Rompendo silêncios : alunos com necessidades especiais narram histórias de inclusão
Ferraz, Marco Aurélio Freire (2008) [Dissertation]Esta dissertação de mestrado analisou narrativas de Alunos com Necessidades Educativas Especiais sobre as atuais Políticas de Inclusão com o objetivo de visibilizar os discursos desses alunos. A pesquisa aconteceu em três ... -
Tecendo tramas, trançando gentes: narrativas constituindo identidades em uma escola municipal de Porto Alegre/RS no ensino da história e cultura africana e afro-brasileira
Ramos, Tanise Müller (2009) [Dissertation]Essa dissertação tem como objetivo apresentar e analisar a experiência de uma escola pública municipal de Porto Alegre/RS no ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, dando visibilidade às narrativas e ... -
Todos os alunos podem aprender : a inclusão de alunos com deficiência no III Ciclo a inclusão de alunos com deficiência no III Ciclo
Monteiro, Maria Rosangela Carrasco (2010) [Dissertation]A presente dissertação tem como objetivo apresentar e analisar práticas de Educação Inclusiva que se desenvolvem, através de um projeto intitulado Docência Compartilhada, em uma escola pública municipal de Porto Alegre/RS. ... -
A trajetória dos alunos ingressantes na turma Alfa
Leite, Luciane Andréia Ribeiro (2014) [Dissertation]A presente dissertação tem como objetivo analisar as permanências e os afastamentos de alunos do Colégio de Aplicação da UFRGS, da turma Alfa - 1/2001, ao longo de sua trajetória escolar entre o Ensino Fundamental e Ensino ...