O trabalho com gêneros discursivos textuais na alfabetização
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo apresenta como foco os gêneros discursivos/textuais. Considerando este foco, pretendo analisar a abordagem dos gêneros em minha prática docente e nas práticas de um grupo de colegas que atuou em turmas de alfabetização durante o estágio curricular do Curso de Pedagogia. Tenho por objetivo identificar o quesito variedade, tensionando o modo por meio do qual esses gêneros foram explorados. A pesquisa inscreve-se no campo dos Estudos Linguísticos aplicados à Educação e adota uma aborda ...
Este estudo apresenta como foco os gêneros discursivos/textuais. Considerando este foco, pretendo analisar a abordagem dos gêneros em minha prática docente e nas práticas de um grupo de colegas que atuou em turmas de alfabetização durante o estágio curricular do Curso de Pedagogia. Tenho por objetivo identificar o quesito variedade, tensionando o modo por meio do qual esses gêneros foram explorados. A pesquisa inscreve-se no campo dos Estudos Linguísticos aplicados à Educação e adota uma abordagem qualitativa, através da análise dos seguintes materiais: diários de classes e questionários aplicados às participantes do estudo - acadêmicas do último semestre/professoras de classes de alfabetização do Ensino Fundamental de escolas públicas de Porto Alegre/RS e região metropolitana. Tomo como referencial teórico os estudos de Luiz Antônio Marcuschi, Joaquim Dolz, Bernard Schneuwly, Mikhail Bakhtin, Roxane Rojo, Maria Isabel Dalla Zen, entre outros. A partir dos dados produzidos, verifico a variedade de gêneros discursivos/textuais nas salas de aula; entretanto, estes ainda devem ser ainda mais trabalhados na sua complexidade; por vezes, são pouco enfatizados em seus usos sociais e discursivos, como também em seus aspectos estruturais. Um planejamento de leitura e escrita, englobando tal exploração, poderia contribuir, significativamente, sob meu ponto de vista, para o processo de alfabetização- letramento. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License