A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos

View/ Open
Date
2012Author
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia apresenta uma reflexão a cerca das práticas de leitura na EJA. Tal proposta se efetivou a partir da análise dos registros referentes ao período de estágio curricular obrigatório e da avaliação dos educandos sobre o mesmo, abordando a seguinte questão: Quais as possibilidades didáticas para a formação de leitores em turmas de EJA nas totalidades iniciais e qual o impacto destas práticas nos educandos? As principais referências deste trabalho ...
O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia apresenta uma reflexão a cerca das práticas de leitura na EJA. Tal proposta se efetivou a partir da análise dos registros referentes ao período de estágio curricular obrigatório e da avaliação dos educandos sobre o mesmo, abordando a seguinte questão: Quais as possibilidades didáticas para a formação de leitores em turmas de EJA nas totalidades iniciais e qual o impacto destas práticas nos educandos? As principais referências deste trabalho foram: Paulo Freire, Marisa Lajolo, Claudia Vóvio, Leda Tfouni, dentre outros. Já no período de observações, que compuseram o estágio, percebi que as práticas de leitura na turma se restringiam as visitas à biblioteca. Na sala de aula a professora titular priorizava atividades matemáticas e preenchimento de lacunas em frases. A elaboração do planejamento para a prática pedagógica do estágio já possibilitou um exercício de pesquisa, no sentido de refletir a importância da leitura na sala de aula para estudantes jovens e adultos. Sendo assim, foram realizados estudos sobre a formação dos leitores no Brasil, sobre a educação popular e as práticas de leitura na EJA. Partindo das atividades que foram mais significativas durante a prática e analisando as avaliações escritas realizadas pelos educandos sobre elas, foram elencadas três categorias de análise: práticas de leitura inovadoras na EJA, diálogo na sala de aula promovendo a formação de leitores e a não neutralidade do fazer docente. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
