Browsing IT in Education by Issue Date
Now showing items 1-20 of 258
-
A não-linearidade do pensamento em hipertexto : a consciência da complexidade
(1995) [Dissertation]Esta pesquisa estuda a questão da tomada de consciência da complexidade, do ponto de vista de referencial teórico da teoria psicogenética de Jean Piaget. Utilizou-se a tecnologia de hipertexto, que permite formalizar - com ... -
Os ambientes de geometria dinâmica e o pensamento hipotético-dedutivo
(2001) [Thesis]O processo de demonstração é axial na construção do conhecimento matemático. Na geometria euclidiana, ele é um dos aspectos que apresenta grandes obstáculos aos alunos. Uma das dificuldades aparece na transição, necessária, ... -
Espaços interativos de construção de possíveis : uma nova modalidade de formação de professores
(2001) [Thesis]O presente estudo discute o processo de construção compartilhada de conhecimento em curso de formação de professores, desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem, sob a perspectiva do possível piagetiano. Em hipótese, ... -
Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil
(2001) [Thesis]O desenvolvimento tecnológico do setor construção civil no Brasil não tem sido acompanhado de ações sistemáticas de formação/qualificação profissional de seus trabalhadores em níveis compatíveis com os novos padrões ... -
O hipertexto inserido em uma abordagem cooperativo-construtivista como promotor da aprendizagem de tecnologia de alimentos
(2002) [Thesis]Esta tese propõe-se a enfrentar os desafios para a formação dos engenheiros, mais especificamente, engenheiros de alimentos, trazidos pela Sociedade do Conhecimento e Sociedade da Informação. A nova ordem social e o mercado ... -
Modelagem de cenários telemáticos como estratégia cognitiva para trabalhar conceitos físico-químicos : indicadores de aprendizagem
(2002) [Thesis]Neste estudo investigam-se as possibilidades de Cenários Educacionais Informatizados como alternativas estratégicas de uso de produtos da tecnologia informática para o desenvolvimento de processos cognitivos. São propostos ... -
Design de superfície : prática e aprendizagem mediadas pela tecnologia digital
(2002) [Thesis]Apresentamos a tese de que a tecnologia digital atua como meio propício à aprendizagem e à prática profissional de Design de Superfície. A contribuição se dá em nível individual e coletivo. O desenvolvimento de novas ... -
O acoplamento tecnológico e a comunicação em rede : inventando outros domínios de aprendizagem
(2003) [Thesis]Nas últimas décadas, o uso de recursos tecnológicos como apoio à educação foi intensificado no Brasil. A ampliação das redes, o uso intensivo da Internet e o barateamento dos equipamentos tornaram mais fácil esta busca ... -
Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional
(2003) [Thesis]A partir de uma revisão crítica dos estudos sobre comunicação mediada, focada principalmente nas teorias que buscam definir o difuso conceito de “interatividade”, sugere-se que tal termo seja evitado, por sua imprecisão e ... -
Construção coletiva do conhecimento : forma de atuação dos sujeitos em ambientes digitais/virtuais de aprendizagem
(2003) [Thesis]Esta tese tem como objetivo contribuir na identificação da forma de atuação de alunos e professores na construção coletiva do conhecimento em ambientes digitais/virtuais de aprendizagem a distancia, com intuito de fornecer ... -
Informática na educação : a visão das professoras
(2003) [Thesis]O estudo consiste em uma abordagem das significações da informática na prática profissional do professor, através de procedimentos metodológicos de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico. A investigação é ... -
A hibridação com a tecnologia digital gerando linhas de fuga
(2003) [Thesis]A criação artística é proposta como um processo de pensamento na filosofia de Gilles Deleuze. Com este enfoque, a hibridação com a tecnologia digital é vista como uma estratégia potencializadora da criação e da produção ... -
Tecendo e aprendendo : redes sociocognitivas e autopoiéticas em ambientes virtuais de aprendizagem
(2003) [Thesis]Esta tese investiga a construção e o uso de um ambiente virtual de aprendizagem para um curso de graduação. Seu o objetivo é compreender como se constituem as trocas interindividuais (autopoiese e processos sociocognitivos) ... -
Parâmetros para procedimentos pedagógicos na aprendizagem de inglês como língua estrangeira em rede telemática
(2003) [Thesis]Esta tese propõe-se a investigar parâmetros para o desenho de procedimentos pedagógicos que proporcionem a aquisição do inglês como língua estrangeira usando os recursos das novas tecnologias de informação e comunicação, ... -
Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow
(2003) [Thesis]Este trabalho tem por fim especificar um modelo de descrição de tarefas, usando a tecnologia de workflow para representar a automação das atividades de autoria de cursos em ambientes distribuídos como a web, baseado em um ... -
O diálogo matemático e o processo de tomada de consciência da aprendizagem em ambientes telemáticos
(2004) [Thesis]Este estudo discute a possibilidade do emprego de ambientes computacionais de aprendizagem para a educação matemática de graduandos universitários. Além da organização do conteúdo matemático de Cálculo Diferencial e Integral ... -
A equilibração dos processos cognitivos na aprendizagem de matemática no ambiente do Mecam
(2004) [Thesis]Esta tese analisa os efeitos na aprendizagem, a partir de uma proposta pedagógica que integra uma metodologia de intervenção apoiada por recursos tecnológicos. A proposta pedagógica é implementada em ambiente virtual de ... -
Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget
(2004) [Thesis]Esta tese tem como objeto de estudo os mecanismos de reputação em comunidades virtuais de aprendizagem implementadas através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer. Os sistemas de reputação, modelados através da TIS de ... -
Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual
(2004) [Thesis]O Ensino de Física para Pessoas com Deficiência Visual (DVs) é investigado. Um panorama da realidade escolar dos DVs é esboçado, particularmente do Ensino de Física e das Tecnologias de Computação (TICs) no contexto ... -
Significações emocionais e cognitivas na aprendizagem em ambientes informatizados : uma relação necessária à superação da modernidade
(2004) [Thesis]A presente Tese busca identificar manifestações, através da produção escrita, que permitam a compreensão do modo como se manifesta a emoção em um ambiente tecnologizado. Por essa razão, a natureza da pesquisa foi de caráter ...