Informática en la Educación |
Envíos recientes
-
Correlação entre traços de personalidade e emoções de realização com engajamento e desempenho em MOOCS
(2022) [Tesis]Cursos Online Massivos e Abertos (MOOCs) lidam com variados desafios, e talvez um dos mais importantes seja que após a matrícula, é difícil para muitos estudantes manterem-se engajados e completarem os cursos. Esse problema ... -
Intensidade da atenção do estudante : registro de EEG no contexto de audiovisual e mídias interativas
(2021) [Tesis]Avanços tecnológicos recentes com técnicas de EEG (eletroencefalogramas), permitem que a atividade elétrica do cérebro seja registrada usando dispositivos acessíveis para usuários finais. Existe um número ainda pequeno de ... -
Modelo de analítica acadêmica focado em instituições comunitárias de ensino superior
(2021) [Tesis]O setor educacional brasileiro está cada vez mais complexo e competitivo, apesar do aumento do número de alunos no ensino superior, as instituições de ensino, na sua maioria, estão em crise, muito pelo crescimento da ... -
Objeto digital de ensino e aprendizagem à luz da teoria da complexidade: outras práticas docentes na formação inicial de professores de línguas estrangeiras
(2021) [Tesis]A discussão sobre a inserção da Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) nos contextos educativos não é recente, no entanto, as práticas continuam, muitas vezes, descontextualizadas e, como consequência, os recursos ... -
O uso de hipermídia para a aprendizagem autodirecionada de cuidadores e pacientes na promoção de saúde : um estudo em ambiente de educação não-formal
(2021) [Tesis]O aumento das competências adquiridas pelo aprendiz no contexto da aprendizagem autodirecionada é um desenvolvimento gradual e contínuo. Equivale ao ganho de independência em ações cotidianas, tais como ler, executar tarefas ... -
NIDABA : plataforma digital para produção de recursos educacionais inclusivos baseados em mesa tangível
(2021) [Tesis]A utilização de ferramentas tecnológicas na educação é bastante disseminada no Brasil e no mundo, porém, quando envolve educação inclusiva, especialmente com crianças com deficiência intelectual ou autismo, existem poucas ... -
Modelagem visual baseada em blocos encaixáveis Como instrumento de apoio ao processo ensino-aprendizagem
(2021) [Tesis]Esta Tese apresenta um modelo gráfico, apoiado por uma ferramenta web, denominado Bloco Conceitual (BC), o qual visa atuar nas etapas do processo ensino-aprendizagem. No aspecto do ensino é explorado o uso de tecnologias ... -
Um método para o desenvolvimento de competências para a indústria 4.0 através de tecnologias de realidade virtual
(2021) [Tesis]As organizações industriais de maneira geral demandam profissionais cada vez mais capacitados para lidar com a crescente complexidade dos processos e produtos, ao mesmo tempo em que o novo paradigma “Indústria 4.0” sugere ... -
O ensino hacker : o digital divide e o professor como inventor
(2021) [Tesis]As Tecnologias da Informação e Comunicação se tornaram uma infraestrutura vital, gerando uma nova forma de desigualdade socioeconômica, pois quem não tem acesso a elas, ou ao conhecimento de como operá-las, não tem acesso ... -
Cenas de atenção conjunta na análise de processo de Formação de conceito científico com mesa tangível em contexto Inclusivo : um estudo no ensino de ciências
(2021) [Tesis]Esta tese tem como objetivo analisar se a mediação na comunicação por tecnologia de interface tangível favoreceu a formação do conceito científico de nativo como "próprio do lugar onde nasce; oriundo de determinado local/casa" ...