Browsing Communication and Information by Author "Gruszynski, Ana Claudia"
Now showing items 1-20 of 22
-
A configuração da informação no contexto da convergência jornalística : uma análise do Nexo
Hoewell, Gabriel Rizzo (2018) [Dissertation]A pesquisa identifica e analisa como o jornal nativo digital Nexo conforma editorial-mente a informação jornalística ao articular seções e temas, potencialidades da web, modalidades, gêneros e formatos jornalísticos. O ... -
Design de notícias no cenário de convergência jornalística : práticas profissionais em jornais do Rio Grande do Sul
Damasceno, Patricia Lopes (2018) [Thesis]Esta pesquisa investiga a atividade do design de notícias no atual contexto de produção noticiosa dos jornais do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo caracterizar e analisar a atividade, a fim de compreender como se configura ... -
O design editorial da cultura : um estudo do projeto gráfico do Segundo Caderno do jornal Zero Hora
Damasceno, Patricia Lopes (2012) [Dissertation]A pesquisa trata do projeto gráfico do Segundo Caderno do jornal Zero Hora (ZH), pe-riódico cuja circulação paga é a maior do Rio Grande do Sul e a sexta do Brasil. O Se-gundo Caderno, suplemento diário de cultura de ZH ... -
Design editorial e revistas multiplataforma : uma avaliação de publicações nacionais (2015)
Costa, Kleiton Semensatto da (2016) [Dissertation]A pesquisa identifica a presença multiplataforma de 13 revistas nacionais e avalia de que for-ma os elementos e recursos de design editorial se articulam na construção da identidade edito-rial dos títulos nas diferentes ... -
O design editorial na conformação do livro como dispositivo : um olhar a partir de Memórias Póstumas de Brás Cubas
Castedo, Raquel da Silva (2016) [Thesis]A pesquisa tem como foco a forma do livro na cultura da convergência, na sua relação entre design e edição, partindo do conceito de dispositivo de Charaudeau (2006a e 2006b) e Mouillaud (2002). Dada a amplitude da questão, ... -
Diário Popular de Pelotas, RS : a forma gráfica de um projeto editorial (1890-2016)
Bandeira, Ana da Rosa (2018) [Thesis]A pesquisa tem como objetivo geral identificar as transformações gráficas e editoriais do jor-nal Diário Popular de Pelotas no período de 1890 a 2016, tensionando como estas se relaci-onam com o caráter local do periódico ... -
Os editores gaúchos e o mercado do livro : mapeando impressões e ações acerca de um campo em transformação
Oliveira, Danusa Almeida de (2013) [Dissertation]A investigação mapeia impressões e ações de editores gaúchos acerca da introdução das tecnologias e das redes digitais no mercado editorial, com o objetivo de identificar e problematizar aspectos que indicam mudanças em ... -
Entre livros e e-books : a apropriação de textos eletrônicos por estudantes ingressados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2011
Moraes, Andre Carlos (2012) [Dissertation]Com o propósito de contribuir com dados empíricos para as discussões sobre o livro eletrônico e o futuro do livro, a pesquisa buscou compreender e analisar as formas pelas quais estudantes que ingressaram na Universidade ... -
As gordas saem do armário... e entram no closet: interseccionalidade, lugar de fala e empoderamento na configuração das mulheres gordas pela revista Donna
Pilger, Caroline Roveda (2021) [Thesis]Esta tese tem como objetivo compreender de que modos o corpo jornalístico da revista Donna configura os corpos das mulheres gordas e suas respectivas pautas levando em consideração os eixos interseccionalidade, lugar de ... -
A identidade da organização jornalística em campanhas institucionais do jornal O Globo (1988-2018)
Brandão, Carolina Gandon (2020) [Dissertation]Esta pesquisa identifica os elementos identitários visibilizados pelo jornal O Globo em campanhas institucionais promovidas ao longo de sua trajetória para compreender que conceitos a organização atribui a si e ao jornalismo ... -
A identidade visual no projeto gráfico de revistas de moda
Calza, Márlon Uliana (2015) [Thesis]A tese analisa o projeto gráfico de revistas impressas de moda, problematizando a forma como seus elementos estruturais e visuais contribuem para a conformação de sua identidade visual e para a proposição de contratos de ... -
Interfaces da publicidade online : um estudo de hotsites veiculados no display do portal Yahoo! Brasil
Godinho, Raquel Paiva (2010) [Dissertation]Diante das novas possibilidades de comunicação no ciberespaço, investigamos estratégias específicas da mídia online, com foco na publicidade e na comunicação visual. A partir dos conceitos da publicidade persuasiva e do ... -
Jornal e mobilidade : reconfigurações do impresso ao multiplataforma
Sousa, Maíra de Cássia Evangelista de (2018) [Thesis]A pesquisa tem como objetivo geral compreender as reconfigurações ocorridas no jornal em rela-ção à mobilidade, considerando as características do jornal nas múltiplas plataformas e as dimen-sões de mobilidade apreendidas ... -
O jornalismo e a ciência na revista Ciência Hoje das Crianças (1986-2016)
Jacobus, Doraci Masiero (2018) [Dissertation]A pesquisa investiga a revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), em suas edições do período de 1986 a 2016, com o objetivo de apurar como a ciência é apresentada ao público infantil, tendo em vista áreas de conhecimento, ... -
O jornalismo em quadrinhos na internet : as reportagens gráfico-sequenciais do site Cartoon Movement
Oliveira, Ariel Lara de (2015) [Dissertation]O Jornalismo em Quadrinhos (JQ) é uma forma relativamente recente de se fazer jornalismo, no entanto tem tradição e configuração próprias. A internet expande as possibilidades de produção e publicação do JQ, de modo que, ... -
Jornalistas metrificados e a plataformização do jornalismo
Kalsing, Janaína (2021) [Thesis]A sociedade contemporânea está imersa em um amplo processo de plataformização (VAN DIJCK; POELL; DE WALL, 2018) e dataficação (VAN DIJCK, 2014). E o jornalismo digital, área de concentração desta tese, deve ser pensado ... -
O jornal Zero Hora e seus leitores no contexto de convergência jornalística
Lindemann, Cristiane (2014) [Thesis]A pesquisa identifica e analisa as transformações dos espaços do leitor decorrentes da convergência jornalística na redação do jornal Zero Hora (ZH) delineando novos elementos, práticas e configurações que derivam da ... -
Leitores multiplataforma : o livro em um contexto de múltiplos suportes, a partir da prática de estudantes universitários
Moraes, Andre Carlos (2017) [Thesis]Esta pesquisa observa, em três levantamentos ao longo de seis anos, as táticas de leitura e estudo de estudantes de primeiro ano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com ênfase em sua apropriação dos títulos ... -
Livros digitais em pauta : análise da cobertura jornalística das revistas Superinteressante, Piauí, Nova Escola, Info Exame e Você S/A
Lemos, Greta (2014) [Dissertation]A pesquisa tem como objetivo geral verificar como as revistas brasilei-ras Superinteressante, piauí, Nova Escola, Info Exame e Você S/A retratam os livros digi-tais, tendo em vista aspectos característicos dos e-books e ... -
Revistas científicas on-line de comunicação no Brasil : a produção editorial sob o impacto da tecnologia digital
Castedo, Raquel da Silva (2009) [Dissertation]A pesquisa tem como objeto as revistas científicas brasileiras on-line da área de Comunicação que apresentaram classificação Qualis A Nacional em 2008, textos disponíveis completos on-line e edição mais recente publicada ...