Browsing Communication and Information by Author "Jacks, Nilda Aparecida"
Now showing items 1-20 of 32
-
Adolescentes privados de liberdade e a televisão : estudo do meio como mediação
Dorneles, Luciana Bochi (2003) [Dissertation]Este estudo tem como objetivo central verificar como os adolescentes privados de liberdade, internos em três casas da Fundação de Assistência Sócio-Educativa do Estado do Rio Grande do Sul (FASE-RS), relacionam-se com a ... -
Afroconsumo: práticas socioculturais da negritude
Santos, Joselaine Caroline (2023) [Thesis]O presente trabalho tem como objetivo compreender as dinâmicas e motivações que levam jovens e adultos negros(as) às práticas de afroconsumo, assim como os reflexos nas configurações socioculturais da negritude, a fim de ... -
A articulação da publicidade com o mundo social : a constituição do fluxo publicitário nas práticas de produção e de recepção
Piedras, Elisa Reinhardt (2005) [Dissertation]A publicidade, entendida como um processo comunicativo constitutivo de certas práticas culturais, é o tema deste estudo, que propõe uma abordagem alternativa que complemente as perspectivas dicotômicas de algumas pesquisas ... -
Comicidade e recepção : o riso de fãs de séries cômicas nacionais
Noll, Gisele Corrêa (2014) [Dissertation]Este estudo tem por objetivo central compreender como as séries cômicas nacionais, através da comicidade, levam os fãs a discutir assuntos “sérios”, que interessam ao debate social. Como objetivos específicos buscou-se ... -
Configuração das mediações na internet : fluxo comunicacional das críticas de filmes publicadas no YouTube
Silva, Ronei Teodoro da (2017) [Thesis]Os investigadores que pesquisam as lógicas da produção e as práticas da recepção na internet têm certa dificuldade de associar as questões culturais às tecnológicas (ANTOUN e PECINI, 2007; SCOLARI, 2008; KNEWITZ, 2010). ... -
Consumo cultural e midiático de mulheres negras: construção de identidade e interseccionalidade
Freitas, Suelem Lopes de (2020) [Dissertation]Esta dissertação buscou compreender como o consumo cultural e midiático de mulheres negras está implicado na construção de suas identidades, de modo a observar as dinâmicas da interseccionalidade, no que se refere às ... -
Consumo de vídeo entre jovens : um estudo qualitativo em dois municípios do Norte e Sul do Brasil
Miranda, Fernanda Chocron (2019) [Thesis]Esta tese de doutorado apresenta um estudo das práticas de consumo de vídeos realizadas por jovens (18 a 24 anos) que residem em áreas rurais do interior do Brasil, especificamente nos municípios de Cametá, no estado do ... -
Convergência entre televisão e web : proposta de categorização analítica
Aquino, Maria Clara Jobst de (2012) [Thesis]A expressão convergência midiática aparece com frequência na produção acadêmica e na imprensa. Alguns esforços conceituais sobre o termo consideram apenas aspectos técnicos, entendendo o fenômeno somente como a reunião de ... -
Daiane dos Santos, a gauchinha de ouro : articulações entre jornalismo esportivo e identidade gaúcha
Mello, Vanessa Scalei de (2007) [Dissertation]A ginasta gaúcha Daiane dos Santos fez história ao ser a primeira brasileira a se tornar campeã mundial de Ginástica Artística, no solo. Com isso, foi alçada ao posto de ídolo do esporte nacional, tornando-se um exemplo a ... -
Da mídia para a sala de aula: o projeto A Cor da Cultura nas apropriações de professores e alunos da Escola Wenceslau Fontoura
Chaves, Leslie Sedrez (2009) [Dissertation]A presente pesquisa teve como objeto de estudo a implantação do Projeto A Cor da Cultura na Escola Municipal de Ensino Fundamental Wenceslau Fontoura. Elaborado e promovido pelo Canal Futura em parceria com órgãos governo ... -
O desenho de humor no resgate da identidade cultural análise de personagens étnicos em um semanário gaúcho
Bier (2001) [Dissertation]Este trabalho se propõe a demonstrar que, através do humor, é possível realizar o resgate de aspectos da identidade cultural dos teuto-gaúchos e ítalogaúchos. Por meio da análise de dois personagens étnicos publicados ... -
A desolação de O Hobbit : a decepção dos fãs sobre a adaptação cinematográfica, no Brasil
Lucas, Henrique Denis (2018) [Dissertation]O objetivo deste estudo é encontrar a associação entre o engajamento emocional e participativo, as competências culturais e as decepções dos fãs brasileiros do universo tolkieniano na recepção da trilogia de O Hobbit, no ... -
Embate entre a “modernidade” e a “tradição” em Moçambique: recepção e apropriação de audiovisuais de prevenção e combate às uniões prematuras
Fuel, Isaías Carlos (2023) [Thesis]O objetivo desta tese, de forma macro, é “Compreender de que forma as tradições locais de linhagem matrilinear e patrilinear agenciam a construção de sentido sobre as políticas de comunicação de prevenção e combate às ... -
"Eu tenho minha carreira bem bonita lá fora" : o cancelamento de Karol Conká no Big Brother Brasil 21 por uma perspectiva de fãs
Castro, Luiz Henrique Silva de (2023) [Dissertation]O objetivo desta dissertação é compreender a postura dos fãs de celebridades frente às práticas de cancelamento em reality shows inseridos em ambientes transmidiáticos. Adotando o cancelamento de Karol Conká como objeto ... -
Expressões do(s) feminismo(s) : discussões do público com a youtuber Jout Jout
Fonseca, Paula Coruja da (2017) [Dissertation]O objetivo dessa dissertação é compreender que aspectos dos feminismos (entendendo o feminismo a partir da pluralidade de correntes que o caracteriza) são debatidos pela youtuber Jout Jout e ressignificados nas manifestações ... -
O heavy metal na revista Rock Brigade : aproximações entre jornalismo musical e identidade juvenil
Silva, Jaime Luis da (2008) [Dissertation]O heavy metal é um dos gêneros mais antigos dentro do universo musical do rock and roll. No decorrer das últimas quatro décadas, o heavy metal transcendeu o âmbito estritamente musical, tornando-se uma manifestação cultural ... -
A leitura jornalística na contemporaneidade : novas e velhas práticas dos leitores de zerohora.com
Knewitz, Anna Paula (2010) [Dissertation]Este trabalho tem por objetivo analisar a forma pela qual se dá a convivência entre as práticas relacionadas ao jornal impresso e ao webjornal, de modo a compreender a configuração da leitura jornalística contemporânea. ... -
Melodrama como matriz cultural no processo de constituição de identidades familiares : um estudo de (tele)novela e bumba-meu boi : usos, consumos e recepção
Silva, Lourdes Ana Pereira (2012) [Thesis]Esta tese tem como objetivo compreender de que modo o gênero melodrama – nas suas atualizações através da (tele)novela, do bumba-meu-boi e das práticas sócio-comunicativas familiares - se constitui numa matriz cultural ... -
MPM Propaganda : a história da agência dos anos de ouro da publicidade brasileira
Rodrigues, André Iribure (2002) [Dissertation]O presente trabalho aborda, através da perspectiva histórica da Comunicação, a trajetória de uma agência de publicidade brasileira: a MPM Propaganda. Primeiro lugar no ranking brasileiro por uma década e meia, esta empresa ... -
Mundos possíveis e telenovela : memórias e narrativas melodramáticas de mulheres encarceradas
John, Valquíria Michela (2014) [Thesis]A proposta desta pesquisa foi a de conhecer como o cotidiano de mulheres em situação de confinamento se (re)configura a partir da mediação da telenovela nesse novo ambiente de socialização. De que modo o ver telenovela ...