Mais aluno que professor : aspectos da imagem do professor de língua portuguesa no livro didático
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Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem como intuito desenvolver, através da perspectiva da Análise do Discurso (escola francesa), um estudo voltado à análise discursiva de enunciados dirigidos aos professores, em livros didáticos, para o Ensino Fundamental de Língua Portuguesa. O objetivo é averiguar como se constroem, nos discursos dos autores desses livros, os processos de subjetivação dos professores de língua portuguesa. A partir do reconhecimento dos diferentes espaços discursivos, ocupados para os sujeitos af ...
Este trabalho tem como intuito desenvolver, através da perspectiva da Análise do Discurso (escola francesa), um estudo voltado à análise discursiva de enunciados dirigidos aos professores, em livros didáticos, para o Ensino Fundamental de Língua Portuguesa. O objetivo é averiguar como se constroem, nos discursos dos autores desses livros, os processos de subjetivação dos professores de língua portuguesa. A partir do reconhecimento dos diferentes espaços discursivos, ocupados para os sujeitos afetados por esse discurso, é possível reconhecer a constituição de suas condições de produção, isto é, de que modo são construídas as imagens dos professores de língua portuguesa, por esses autores. Sequências discursivas constantes em três livros didáticos diferentes foram selecionadas para compor o corpus de análise desse trabalho. Foram utilizados, como norteadores para a análise das interpretações, os conceitos de condições de produção, formações imaginárias, sujeito, sentido entre outros. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1211)
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