Produção audiovisual como estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem de geografia

View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente monografia busca analisar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, sobretudo no ensino da disciplina de Geografia, com foco na produção audiovisual como estratégia de ensino e aprendizagem dentro das novas concepções do Ensino Médio Politécnico no Colégio Estadual Augusto Meyer em Guaíba-RS. Em um mundo rodeado de tecnologias por todos os lados é natural que as mesmas passem a fazer parte do cotidiano educativo. Neste contexto abrem-se inúmeras oportunidades do ...
A presente monografia busca analisar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, sobretudo no ensino da disciplina de Geografia, com foco na produção audiovisual como estratégia de ensino e aprendizagem dentro das novas concepções do Ensino Médio Politécnico no Colégio Estadual Augusto Meyer em Guaíba-RS. Em um mundo rodeado de tecnologias por todos os lados é natural que as mesmas passem a fazer parte do cotidiano educativo. Neste contexto abrem-se inúmeras oportunidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como auxiliares no processo de ensino e aprendizagem. A disciplina de Geografia no âmbito escolar permite que se faça este uso das chamadas TICs, pois a mesma necessita do recurso da imagem. Dessa forma, a presente monografia procurou descobrir como a produção audiovisual pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de Geografia, sobre a perspectiva do desenvolvimento de competências. Verificaram-se as condições de infraestrutura do Colégio Estadual Augusto Meyer e através da análise da produção de vídeo realizada com a turma 104/2012 e respectiva entrevista com os alunos pode-se observar a construção de variadas competências como a melhoria na escrita e aquisição de conhecimentos específicos da disciplina em questão. Pode-se também observar que há ainda algumas dificuldades no uso dessa estratégia pedagógica, como a defasagem tecnológica nas escolas públicas e falta de tempo para realização das atividades propostas. ...
Abstract
This current work aims to analyze the use of Information and Communication Technology on teaching, specially on Geography discipline, focusing on audiovisual production as strategy for teaching and learning, according to the new conceptions of Polytechnic High School at Colégio Estadual Augusto Meyer in Guaíba, Rio Grande do Sul. As Technologies are all over the world, it is natural that they take part into our educational routine. Thus, several opportunities of the use of Communication and Inf ...
This current work aims to analyze the use of Information and Communication Technology on teaching, specially on Geography discipline, focusing on audiovisual production as strategy for teaching and learning, according to the new conceptions of Polytechnic High School at Colégio Estadual Augusto Meyer in Guaíba, Rio Grande do Sul. As Technologies are all over the world, it is natural that they take part into our educational routine. Thus, several opportunities of the use of Communication and Information Technologies (CITs) as auxiliary tools for the teaching and learning process are appearing. The discipline of Geography at school enables us to use CITs, because these tools need an image device. Based on this, the current final paper tried to discover how the audiovisual production can improve the teaching and learning process on Geography, under the perspective of development based on competencies. Checking the Colégio Estadual Augusto Meyer’s infrastructure, basing on the video production done by the classroom named 104 in 2012 and on the interviews answered by the students, it is noticed the construction of many different kinds of competencies such as the improvement of their writing and the acquisition of specific knowledge on this discipline. However, it is also observed that there are some difficulties to use this pedagogical strategy, for instance, the poor technological system at public schools and the shortage of time to prepare the activities requested. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1946)
This item is licensed under a Creative Commons License
