Educação Física Escolar, Projetos Esportivos e Jogos Escolares: aproximações, distanciamentos, e desdobramentos
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Date
2009Group
Program Second Time
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esse trabalho se constitui numa pesquisa do Programa de Bolsas de Licenciatura da
Universidade Federal de Goiás (PROLICEN 2009) e investiga a relação que se
estabelece entre os Jogos Escolares, particularmente os Jogos Estudantis do Estado de Goiás e as Olimpíadas Escolares do Ministério do Esporte; os projetos de fomento ao esporte, particularmente o Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, e o
Programa de Atividades Complementares da Secretaria Estadual de Educação; e a
educação física ...
Esse trabalho se constitui numa pesquisa do Programa de Bolsas de Licenciatura da
Universidade Federal de Goiás (PROLICEN 2009) e investiga a relação que se
estabelece entre os Jogos Escolares, particularmente os Jogos Estudantis do Estado de Goiás e as Olimpíadas Escolares do Ministério do Esporte; os projetos de fomento ao esporte, particularmente o Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, e o
Programa de Atividades Complementares da Secretaria Estadual de Educação; e a
educação física enquanto componente curricular da educação básica. Nossa suspeita é que os projetos esportivos e os jogos escolares têm influenciado a educação física
escolar no sentido de obstacularizar o desenvolvimento de uma prática pedagógica que
se submeta aos princípios da inclusão escolar. Assim, a expectativa gerada por
professores, alunos e, quiçá, pela escola como um todo, em relação à sua participação
com êxito em Jogos Escolares organizados sob o formato competitivo e seletivo, tem
implicado na priorização do esporte como conteúdo único dessa disciplina. Nossa
perspectiva é que a educação física escolar deve tratar de conhecimentos relacionados à cultura corporal, o que implica que o esporte se constitua como “um” possível conteúdo a ser trabalhado. Essa pesquisa, prevista para dois anos, contempla nessa primeira etapa levantamento bibliográfico e pesquisa documental, bem como análise da legislação, de diretrizes e de ações governamentais à luz das perspectivas críticas da área de educação física. ...
Description in Portuguese
Trabalho apresentado durante o XXV Congresso Nacional de Educação, realizado em Jataí/GO. O documento integra o acervo institucional do Programa Segundo Tempo/Ministério do Esporte.
Dimension
3 f.
Collections
-
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