Navegação por Assunto "Pesquisa-ação"
Resultados 1-20 de 35
-
Ambientes, objetos e dialogicidade : uma estratégia de ensino superior em heurísticas e metaheurísticas
(2008) [Tese]O ensino de heurísticas e metaheurísticas é disperso na estrutura educacional superior brasileira em disciplinas da graduação e pós-graduação. De acordo com o plano de ensino do professor e sua concepção pedagógica, estas ... -
O aprender afetivo e criativo em ciências e matemática : um relato de experiência numa comunidade indígena maranhense
(2014) [Trabalho completo publicado em evento] -
A ASSESSORIA JURÍDICA UNIVERSITÁRIA POPULAR ABRIGANDO A CIDADANIA
(2006) [Resumo publicado em evento] -
Atividades na área das linguagens com o uso do rádio no processo de aprendizagem dos estudantes em uma escola na cidade de Novo Hamburgo
(2018) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente estudo apresenta através de produção de rádio web na escola uma forma de auxiliar no processo de ensino/aprendizagem nas disciplinas de língua portuguesa e literatura, estimulando o senso crítico e proporcionando ... -
-
A constituição de sentidos no discurso : os princípios da teoria da argumentação na língua no ensino da leitura em língua materna
(2017) [Tese]Esta tese, por meio da pesquisa-ação, tem como objetivo geral aplicar princípios enunciativo-argumentativos no ensino de leitura em sala de aula, em nível Médio, a partir do constructo da Teoria da Argumentação na Língua ... -
Construção da proposta pedagógica : seus atores e a caminhada vivenciada
(2017) [Capítulo de livro]Este artigo origina-se a partir do trabalho de conclusão apresentado no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da FACED/UFRGS – MEC que buscou investigar a ação da coordenação pedagógica municipal, ... -
Construção de um modelo para o uso de simuladores na implementação de métodos ativos de aprendizagem nas escolas de medicina
(2013) [Tese]Este trabalho tem como objetivo propor um modelo para o uso de ferramentas tecnológicas (em especial simuladores de casos clínicos) como mediadoras do processo de implementação de métodos ativos de aprendizagem no ensino ... -
Construindo caminhos em processos de inclusão escolar : uma experiência de pesquisa-ação com professores da Rede Municipal de Ensino/Porto Alegre
(2003) [Dissertação]Esta Dissertação refere-se à formação continuada de professores, em escola de ensino fundamental da RME/POA, sendo que estas se organizam em ciclos. A pesquisa ocorreu em turma de progressão ( composta por alunos que ... -
A contribuição do processo educomunicativo aos princípios do jornalismo ambiental: uma proposta de reflexão epistemológica a partir de experiência com estudantes de ensino médio
(2021) [Tese]Este trabalho discute as relações possíveis entre as perspectivas do Jornalismo Ambiental (GIRARDI et al., 2012) e da Educomunicação Socioambiental (BRASIL, MMA, 2008). Baseia-se em uma pesquisa-ação participativa em ... -
Cultura e ensino da leitura em língua estrangeira na escola pública : uma prática reflexiva com base na pesquisa-ação
(2009) [Tese]Este estudo situa-se no campo da Linguística Aplicada, mais precisamente dos Estudos da Linguagem em Aquisição da Segunda Língua (ASL). Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo que aborda a cultura e o ensino da leitura ... -
Desenvolvimento de uma linha de mobiliário por meio de uma metodologia de design centrada no usuário
(2017) [Artigo de periódico]Este trabalho relata e analisa, no contexto acadêmico, a aplicação de uma metodologia centrada no usuário (Human-Centered Design – HCD), elaborada pela empresa IDEO, no desenvolvimento de uma linha de mobiliário que atenda ... -
Diálogos sobre o ensino do esporte educacional : uma pesquisa-ação na formação continuada
(2014) [Dissertação]O ensino do esporte educacional tem recebido grande atenção da comunidade científica. São inúmeros os estudos que abordam o tema. No entanto a forma como o esporte tem sido ensinado na maioria das vezes, através de um ... -
Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam...
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O trabalho de conclusão do Curso de Gestão Escolar foi pensado a partir de um dos grandes problemas que atinge a escola nos dias atuais, a disciplina e a indisciplina. O objetivo deste trabalho é qualificar as relações ... -
A dissertação argumentativa do ENEM : qualidades discursivas, imitação e improvisação
(2021) [Tese]Com base em uma possibilidade de leitura e interpretação das qualidades discursivas de Guedes (2009), esta tese apresenta a pesquisa de doutorado que tem por objetivo discutir as implicações do entendimento e da utilização ... -
O ensino dos esportes de invasão pautado nas abordagens de ensino baseadas no jogo : uma pesquisa-ação
(2022) [Dissertação]O esporte é um fenômeno de imensa importância desde a antiguidade, em todas as sociedades até os dias atuais. Por esse motivo, o seu ensino tem sido estudado e aprimorado constantemente. Embora a aprendizagem centrada na ... -
A experiência do modelo sport education em uma unidade didática de rede/parede
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência do modelo Sport Education em uma unidade didática de ensino dos esportes de rede/parede, com o intuito de analisar a sua implementação por meio de uma pesquisa-ação. ... -
Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo aborda a questão da alfabetização, através de uma pesquisa-ação realizada em uma turma de 1° Ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre. A pesquisa teve como objetivo acompanhar e viabilizar ... -
A gestão democrática como processo de participação coletiva : um olhar para o projeto político pedagógico
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho relaciona-se com o Curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tratando-se de uma análise das ações de um Projeto de intervenção circunscrito ao foco da gestão ... -
Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este Trabalho de Conclusão vincula-se ao Curso de Especialização em Gestão Escolar no âmbito do Programa Escola Nacional de Gestores da Educação Básica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata de uma análise ...