• O poder no circuito da enunciação 

      Tesser, Nayr (2006) [Artigo de periódico]
      Este artigo parte de uma reflexão já realizada no trabalho de doutorado “Enunciação e Poder: elementos para a construção de um objeto teórico”, que permitiu propor a tese de que o poder é constitutivo da enunciação. A ...
    • As práticas de linguagem em aulas de português e o sujeito com dislexia : reflexões a partir da perspectiva dialógico-discursiva 

      Rodrigues, Isadora Porto (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho busca refletir sobre como fazer da aula de português um espaço de múltiplas práticas de linguagem e sobre como propiciar um ambiente que oportunize a aprendizagem e possibilite a manifestação de diferentes ...
    • Práticas de resistência : educação e ensino de língua em escola de assentamento 

      Vedovato, Luciana (2017) [Tese]
      Este estudo realizado sobre o tema: Práticas de Resistência: educação e ensino de língua em escola de assentamento tem por finalidade observar se o ensino de Língua Portuguesa se constitui em uma das formas materiais da ...
    • O que o professor deve saber sobre a nominata do dicionário de língua 

      Bugueño Miranda, Félix Valentin (2004) [Artigo de periódico]
      Este trabalho apresenta alguns parâmetros que devem definir a nominata de um dicionário de língua. Estes parâmetros constituem um feixe de traços que permitem dar coerência e justificar a presença de cada um dos signos-lema ...
    • REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA E LITERATURA 

      Vial, Ana Paula Seixas; Prates, Abel dos Santos (2012) [Resumo publicado em evento]
    • A relação entre língua e sociedade na reflexão teórica de Émile Benveniste 

      Aresi, Fábio (2020) [Tese]
      O presente trabalho aborda o lugar epistemológico da relação língua-sociedade no pensamento do linguista Émile Benveniste. Busca-se desenvolver três objetivos gerais: a) examinar a natureza, em termos teóricos, da relação ...
    • Relações entre língua, ideologia e subjetividade 

      Lenz, Cristiane (2015) [Dissertação]
      Este trabalho tem por objetivo pensar de que forma a língua se constitui em suas relações com o que é da ordem do subjetivo e do ideológico, haja vista que nos movimentamos sobre as bases materialistas dos estudos da ...
    • Representatividade em planejamento de corpus 

      Biber, Douglas; Marcolin, Paula; Gonçalves, Fabiano Bruno; Gonçalves, Susana de Azeredo; Finatto, Maria José Bocorny (2012) [Artigo de periódico]
      O presente artigo aborda uma série de questões relacionadas à obtenção da “representatividade” no planejamento de um corpus linguístico; essas questões englobam: a discussão sobre o que significa “representar” uma língua; ...
    • Saussure revisitado 

      Cavalcante, Germana Farias (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O Curso de Linguística Geral (doravante CLG), de Ferdinand de Saussure, é considerado o livro fundador da linguística como estudada atualmente. Apesar de ter tido papel decisivo na forma como a língua é estudada, o livro ...
    • A unidade da lingüística 

      Maingueneau, Dominique; Reuillard, Patrícia Chittoni Ramos; Weirich, Germano (2008) [Artigo de periódico]
      Este artigo estuda o problema da unidade do campo lingüístico, constantemente dividido entre os pesquisadores que reivindicam a “língua” e os que reivindicam o “discurso”. Tenta-se mostrar que esta oposição é irredutível, ...
    • O velho e o novo na geolinguística 

      Thun, Harald; Pavan, Cláudia Fernanda; Schmitt, Gabriel; Nunes, Eduardo Gonçalves; Santos, Viktorya Zalewski Pietsch dos; Altenhofen, Cleo Vilson (2017) [Artigo de periódico]
    • VIII Seminário "Encontro com o Japão" 

      Warmling, Cíntia; Kimura Gaudioso, Tomoko; Greiner, Christine; Soares, André; Suganuma, Hiroshi; Warmling, Cíntia; Sperotto, Luiz; Warmling, Cíntia; TV, UFRGS; TV, UFRGS; Favaretto, Fernando (2012-03-19) [Vídeo]
      O Núcleo de Estudos Japoneses e Memorial da Imigração e Cultura Japonesa do Instituto de Letras promove o VIII Seminário "Encontro com o Japão". Ele aborda a língua, a literatura e a cultura dos imigrantes de língua japonesa ...