Navegação por Autor "Basso, Marcus Vinicius de Azevedo"
Resultados 1-20 de 273
-
Abstração reflexionante e matemática dinâmica compreensão do conceito de integral dupla
Backendorf, Viviane Raquel (2020) [Tese]O Cálculo Diferencial e Integral, disciplina integrante do currículo de alguns cursos de graduação, leva em sua ementa temas da matemática avançada, mas apoia-se nos conceitos da matemática elementar. Na experiência como ... -
Afeto e cognição na aprendizagem de matemática
Sanchotene, Virgínia Crivellaro (2009) [Resumo publicado em evento] -
Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo
Rosa, Marlusa Benedetti da; Fagundes, Léa da Cruz; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2012) [Artigo de periódico]O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado na área da informática na educação que propõe mediante um estudo experimental gerar indicadores para a constituição de um modelo curricular que integra a tecnologia ... -
Uma alternativa para o ensino de geometria : visualização geométrica e representações de sólidos no plano
Becker, Marcelo (2009) [Dissertação]Essa dissertação aborda a visualização geométrica e a representação de objetos tridimensionais em diagramas bidimensionais. O objetivo da pesquisa é a criação de uma seqüência didática que atenda esses propósitos. Para ... -
AMADIS : um ambiente WEB para formação de professores
Lopes, Natália N. P.; Aragón, Rosane; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2002) [Resumo publicado em evento] -
AMADIS: um ambiente web para formação de professores
Lopes, Natália N. P.; Nevado, Rosane A. (2002) [Resumo publicado em evento] -
Análise da construção dos conceitos de proporcionalidade com a utilização do software Geoplano Virtual
Fioreze, Leandra Anversa; Barone, Dante Augusto Couto; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Isaia, Silvia Maria de Aguiar (2013) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa relacionada com a utilização de recursos digitais para a aprendizagem dos conceitos de proporcionalidade. A principal base teórica para esta análise é a Teoria dos Campos ... -
Análise de erros comuns em álgebra
Baltazar, Bruno Behrens (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Geralmente, o erro é tomado pelo docente como um apontador de mau desempenho, não sendo utilizado para o redimensionamento do ensino. O professor é levado, tradicionalmente, a somente valorizar o resultado final, o que ... -
Aplicação de vídeo no ensino da matemática
Franco, Guilherme Zollim (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho foi realizado com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Porto Alegre, e buscou observar e analisar como a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ... -
Aprendendo matemática com jogos
Machado, José Eduardo Lopes (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Resumo não disponível -
Aprendendo matemática com robótica
Fagundes, Carlos Artur Nepomuceno; Pompermayer, Eduardo Meliga; Jardim, Ricardo Folchini (2005) [Resumo publicado em evento] -
O aprender afetivo e criativo em ciências e matemática : um relato de experiência numa comunidade indígena maranhense
Oliveira, Antonio Neres; Bercht, Magda; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Pereira, Priscila da Silva (2014) [Trabalho completo publicado em evento] -
Aprendizagem de frações no ensino fundamental
Sá, Fernanda Bartz de (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Partindo do visível déficit presente nos alunos em relação às formas de lidar com os números fracionários, o qual se estende por todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, o presente estudo investigou questões sobre o ... -
Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas
Coser Filho, Marcelo Salvador (2008) [Dissertação]Nessa dissertação é apresentada uma proposta de trabalho de Matemática Financeira no Ensino Médio, utilizando planilhas eletrônicas, para resolver alguns dos principais problemas inerentes a certas movimentações financeiras ... -
Aprendizagem de polinômios utilizando Algeplan
Silveira, Juliana Müller (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste em um estudo de caso que buscou analisar como alunos do terceiro ano do Ensino Médio compreendem os conceitos de polinômios e interpretam questões que envolvem área. Foi realizada uma pesquisa com ... -
Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental
Goetz, Barbara Cezar (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho traz o relato de uma experiência realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nestor Vianna de Campos, localizada na zona rural da cidade de Triunfo, cujo foco foi pesquisar sobre a aprendizagem ... -
Aprendizagem do adolescente : reconstituição do expoente 1 – na forma invisível
Klajn, Susana (2011) [Tese]Este estudo procura investigar a aprendizagem de adolescentes do ensino fundamental, especificamente, dos matriculados na 7a série ou 8º ano. Minhas preocupações dirigem-se à verificação das relações de aprendizagem entre ... -
Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem
Bona, Aline Silva de; Mattos, Eduardo Britto Velho de; Rosa, Marlusa Benedetti da; Pescador, Cristina Maria; Fagundes, Léa da Cruz; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2012) [Artigo de periódico]O presente estudo consiste na análise de relatos de experiências baseados nos depoimentos de professores a respeito de sua prática com Projetos de Aprendizagem desenvolvidos dentro do projeto um computador por aluno – UCA, ... -
Aproximações teóricas entre pensamento computacional e abstração reflexionante
Rocha, Kátia Coelho da; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Notare, Márcia Rodrigues (2020) [Artigo de periódico]O termo Pensamento Computacional ganhou destaque quando foi disseminado por Wing em 2006, desde lá sua definição vem sofrendo mudanças e críticas de pesquisadores da área da educação e da Ciência da Computação. A amplitude ... -
Área e perímetro de figuras geométricas planas : percepções e criações através de malha quadriculada e o software Geogebra
Dahm, Francine (2019) [Dissertação]A dissertação apresenta um estudo onde relaciona atividades envolvendo área e perímetro de figuras geométricas planas, explorando a malha quadriculada e o software Geogebra. O trabalho é composto por uma sequência de ...