Navegação por Autor "Pazinato, Maurícius Selvero"
Resultados 1-20 de 42
-
A abordagem de química orgânica para cursos técnicos na área da saúde por meio de uma sequência didática
Diedoviec, Eduardo (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O Ensino Técnico é voltado principalmente para formar profissionais qualificados, capacitados e com senso crítico para atuarem no mercado de trabalho. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho foi desenvolver uma ... -
Aplicação da metodologia de resolução de problemas para o estudo de soluções tampão em uma turma de ensino técnico em química
Batista, Bianca Motta; Rocha, Ricardo Fagundes da; Salgado, Tania Denise Miskinis; Pazinato, Maurícius Selvero; Passos, Camila Greff (2018) [Trabalho completo publicado em evento] -
Concepções de alunos da primeira série do ensino médio sobre cientista
Medeiros, Natália Goedtel; Passos, Camila Greff; Salgado, Tania Denise Miskinis; Pazinato, Maurícius Selvero (2018) [Trabalho completo publicado em evento] -
Concepções de estudantes do ensino médio sobre tabela periódica
Vianna, Nycollas Stefanello; Cicuto, Camila Aparecida Tolentino; Pazinato, Maurícius Selvero (2018) [Artigo de periódico]O Objetivo deste trabalho foi identificar as concepções mais recorrentes dos estudantes sobre Tabela Periódica ao longo do Ensino Médio. Para isso, os dados foram coletados por intermédio de um instrumento contendo 27 ... -
Concepções sobre ciência e cientista de estudantes do ensino médio e graduandos em química
Medeiros, Natália Goedtel (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho teve como objetivo investigar as concepções de estudantes do ensino médio e graduandos em química sobre ciência e cientista. A metodologia usada no estudo foi de natureza qualitativa e fenomenológica ... -
A consistência dos modelos didáticos de Química Orgânica de um grupo de professores do ensino médio
Vasconcellos, Pedro Soares (2020) [Resumo publicado em evento] -
A construção de uma tabela periódica acessível aos estudantes daltônicos
Vasconcellos, Pedro Soares (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Entende-se que a educação inclusiva é fundamental para o ensino de qualidade, no entanto, percebe-se que alguns sujeitos não costumam ser foco dos estudos nessa área, surgindo a necessidade de que eles recebam destaque na ... -
Definição das prioridades no projeto de avaliação NAU
Souza, Bárbara Tauffner de; Charqueiro, Douglas Santana; Soares, Mauricio Jaeger; Passos, Camila Greff; Pazinato, Maurícius Selvero; Leiria Neto, Carlos (2019) [Resumo publicado em evento] -
Desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de uma sequência de aulas experimentais investigativas de química orgânica no ensino médio
Barboza, Darléia Alessandra Posser (2021) [Dissertação]Este estudo relata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI da UFRGS, que teve como objetivo investigar as habilidades cognitivas desenvolvidas pelos ... -
Elaboração e validação de um questionário para identificação das concepções alternativas de química orgânica no ensino médio
Ribeiro, Giovanni Zarpelon (2023) [Resumo publicado em evento] -
Elementos terras raras, lixo doméstico e água potável : propostas para o ensino de química no novo ensino médio
Lamb, Rosaura Krasuski (2021) [Dissertação]Com a crescente discussão sobre as causas ambientais, a Educação Ambiental tem função essencial na construção do conhecimento com olhar crítico e com base cientifica para o entendimento correto do que ocorre no entorno, ... -
Ensino de química orgânica formando cidadãos : a função álcool e a prática do etilômetro
Saldanha, Fernando Ferreira; Schwarz, Filipe Waldemar; Ricardi, Natália Carminatti; Passos, Camila Greff; Pazinato, Maurícius Selvero; Salgado, Tania Denise Miskinis (2018) [Trabalho completo publicado em evento] -
Ensino e aprendizagem de química orgânica na visão de professores do ensino médio e superior
Batista, Bianca Motta (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste em uma análise do ensino de Química Orgânica no nível médio a partir da visão de professores. O objetivo da presente pesquisa foi identificar os conceitos abordados e a maneira como são desenvolvidos ... -
Ensino e aprendizagem de Química Orgânica: uma revisão sistemática
Fonseca, Vanessa Fontana (2021) [Resumo publicado em evento] -
Entrevista 17 - Maurícius Selvero Pazinato (Professor do IQ/UFRGS)
Pazinato, Maurícius Selvero; Fonseca, Carlos Ventura (2022) [Entrevista] -
Expectativas de professores universitários sobre o enisno e aprendizagem de química orgânica
Ribeiro, Giovanni Zarpelon (2022) [Resumo publicado em evento] -
A experimentação em foco como ferramenta para o ensino de química : uma análise sobre a atividade “Magia ou Ciência?” do evento UFRGS - PORTAS ABERTAS 2018
Ramos, Alessandro da Silva; Daniel, Daniele Prestes; Cunha, Silas Goulart da; Passos, Camila Greff; Pazinato, Maurícius Selvero; Salgado, Tania Denise Miskinis (2018) [Trabalho completo publicado em evento] -
Experimentos investigativos de química com materiais alternativos : desenvolvimento de um e-book e avaliação da aprendizagem no ensino médio
Bona, Michael de (2022) [Dissertação]A presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI da UFRGS, teve como objetivo desenvolver um produto educacional na forma de e-book voltado para professores de ... -
Formação docente inclusiva : análise de cursos de licenciatura em ciências da natureza de duas Universidades Federais do Rio Grande do Sul
Prado, Jéssica Port do (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma análise acerca dos componentes curriculares presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) em vigor até o ano de 2022, dos cursos de formação de professores em ... -
O método estudo de caso aliado à temática fármacos no ensino de química orgânica no nível superior
Bernardi, Flávia Maggioni (2022) [Dissertação]O método Estudo de Caso (EC) constitui uma estratégia de ensino centrada no aluno, com potencial de promover avanços conceituais e habilidades cognitivas superiores. Os casos podem ser histórias reais ou fictícias sobre ...