• English
    • Español
    • Português (Brasil)
Repositório Digital
  • Navegar
    • Coleções e comunidades
    • Ano
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Tipo
  • Sobre
    • Apresentação
    • Estatísticas gerais
    • Instruções aos autores
    • Política
    • Ajuda
  • Contato
  • Ajuda
UFRGS
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
A-AA+
Navegação por Autor 
  •   Lume inicial
  • Navegação por Autor
  • Lume inicial
  • Navegação por Autor
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação por Autor "Reategui, Eliseo Berni"

Estatísticas
  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenado por:

Ordenar:

Resultados:

Resultados 1-20 de 183

  • Título
  • Data do documento
  • data de submissão
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Thumbnail

      Ação de Linguagem e Mineração de dados : níveis de complexidade na análise de textos 

      Corrêa, Ygor (2016) [Tese]
      Esta é uma pesquisa quali-quantitativa que tem por base teórico-epistemológica o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e a Teoria da Complexidade, uma vez que ambas as teorias contribuem para a compreensão da ação de ...
    • Acompanhamento da escrita coletiva a distância : tecnologia para apoiar a ação docente 

      Lorandi, Alexandra; Behar, Patrícia Alejandra; Reategui, Eliseo Berni (2012) [Artigo de periódico]
      Este artigo destaca a construção e a contribuição da Rede de Conceitos, uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de apoiar a prática pedagógica do professor para o acompanhamento da produção de textos no Editor de Texto ...
    • Adaptação de material didático para o projeto UCA 

      Meurer, Heli; Costa, Patrícia da Silva Campelo; Maissiat, Jaqueline; Zanatta, Cláudia Vicari; Carvalho, Juliano Varella; Reategui, Eliseo Berni (2011) [Artigo de periódico]
      Este trabalho tem por objetivo apresentar um processo de adaptação de aulas para o contexto do Projeto UCA (Um computador por Aluno). Partindo de aulas postadas no Portal do Professor, algumas das tarefas lá disponibilizadas ...
    • Thumbnail

      Um agente animado para ambientes de aprendizagem colaborativos 

      Reategui, Eliseo Berni; Ceron, Rafael Fernando; Boff, Elisa; Vicari, Rosa Maria (2006) [Artigo de periódico]
      Este artigo detalha a modelagem e implementação de um agente de interface sócio-afetivo capaz de interagir com alunos de um ambiente de aprendizagem colaborativa de algoritmos. O agente monitora a interação com o usuário ...
    • Thumbnail

      Ambiente Colaborativo de Aprendizagem Baseada em Projetos com Apoio da Recomendação de Conteúdo para Atividades a Distância 

      Tiburski Júnior, Gabriel; Acosta, Otavio Costa; Reategui, Eliseo Berni (2015) [Resumo publicado em evento]
    • Ambiente gamificado de aprendizagem baseada em projetos 

      França, Rômulo Martins (2016) [Tese]
      A utilização de métodos ativos na educação é um dos grandes desafios atuais. A Aprendizagem baseada em Projetos - ABPr é uma das abordagens que guiam os alunos em uma investigação ativa através de uma questão central, ...
    • O ambiente virtual áudio-háptico como instrumento para a Aprendizagem de geometria : estudo das formas para estudantes cegos 

      Estivalete, Patrícia Blini (2020) [Tese]
      O desenvolvimento das habilidades para os objetos de conhecimento da geometria está relacionado com as formas de organização de aprendizagem matemática e com os recursos didáticos utilizados para a construção de competências ...
    • Análise de coocorrência de palavras na pesquisa brasileira em HIV/AIDS indexada na Web of Science no período 1993-2020 

      Santos, Rafael Antunes dos; Reategui, Eliseo Berni; Caregnato, Sonia Elisa (2022) [Artigo de periódico]
      Objetivo: A pesquisa apresenta um estudo exploratório-descritivo sobre a produção científica brasileira em HIV/AIDS indexada na Web of Science no período 1993-2020. O estudo analisou, com base em indicadores bibliométricos ...
    • Thumbnail

      Análise técnica e pedagógica do portal educacional Ludus e suas implicações na utilização do portal pelos professores da rede municipal de Sapucaia do Sul 

      Morch, Roberta B. (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Os objetivos desse estudo foram avaliar o Portal Educacional Ludus, apontando pontos positivos e negativos relacionados a aspectos pedagógicos e técnicos, buscando identificar os motivos pelos quais o portal avaliado não ...
    • Análise temática das mensagens de discussões online 

      Azevedo, Breno Fabrício Terra; Behar, Patrícia Alejandra; Reategui, Eliseo Berni (2011) [Trabalho completo publicado em evento]
    • A analítica da escrita para identificação de indicadores de qualidade textual 

      Meira, Ricardo Radaelli; Weiand, Augusto; Reategui, Eliseo Berni; Bigolin, Marcio; Motz, Regina (2023) [Artigo de periódico]
      O artigo discute a importância da escrita para a expressão e comunicação, enfocando seu papel no desenvolvimento escolar e social dos estudantes em todas as fases educacionais. A utilização da analítica de aprendizagem, ...
    • Aplicação da mineração de textos em fóruns de discussão 

      Azevedo, Breno Fabrício Terra; Behar, Patrícia Alejandra; Reategui, Eliseo Berni (2010) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta um estudo realizado com a técnica de mineração de textos utilizando grafos. Esta pode ser utilizada para efetuar uma análise qualitativa das contribuições textuais registradas por alunos em fóruns de ...
    • Aplicação educacional de uma ferramenta de mineração de textos integrada a uma ontologia de domínio na área da saúde 

      Damasceno, Fábio Rafael; Ribeiro, Alexandre; Reategui, Eliseo Berni (2011) [Artigo de periódico]
      Este artigo aborda a utilização educacional de uma ferramenta de mineração textual (Sobek) dentro do Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação das Ciências da Saúde (OTICS). Com o objetivo de tornar a exploração ...
    • Thumbnail

      Apoio à Leitura e à Escrita por meio de uma Ferramenta de Extração de Conceitos 

      Zancan, Luciano; Epstein, Daniel (2015) [Resumo publicado em evento]
    • Apoio ao letramento infantil por meio de construção de narrativas empregando uma ferramenta de mineração textual 

      Langa, Natércia Ricardina Tomás; Reategui, Eliseo Berni; Mormelo, Belissar; Basso, Edcleia Aparecida (2013) [Artigo de periódico]
      O artigo apresenta um estudo sobre o uso de uma tecnologia de mineração textual como elemento disparador na construção de narrativas para apoio ao letramento. As narrativas são uma das primeiras formas com a qual os jovens ...
    • Thumbnail

      Apoio ao letramento por meio de uma ferramenta de mineração textual para construção de narrativas 

      Langa, Natércia Ricardina Tomás (2014) [Dissertação]
      O estudo aqui apresentado procura abordar formas de promoção de letramento aplicando a tecnologia de mineração textual. Sendo assim, desenvolveu-se uma metodologia específica de construção de narrativas aliada a uma ...
    • Thumbnail

      Apoio à produção textual por meio do emprego de uma ferramenta de mineração de textos 

      Klemann, Miriam Noering (2011) [Dissertação]
      Esta pesquisa apresenta a proposta de utilização da ferramenta SOBEK no apoio à produção textual através de um processo interativo. Trata-se de uma abordagem para apoio à construção textual empregando uma ferramenta de ...
    • O apoio da tecnologia na produção textual 

      Reategui, Eliseo Berni; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Oliveira, Simone de (2016) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta as dificuldades que os acadêmicos encontram para escrever textos científicos em consonância com os critérios de análise textual. O objetivo foi investigar como uma ferramenta de mineração de texto, ...
    • O apoio de uma ferramenta com base na mineração de texto para escrita acadêmica 

      Reategui, Eliseo Berni; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Oliveira, Simone de (2017) [Artigo de periódico]
      A escrita é uma das evoluções mais significativa da humanidade. Devido sua importância indiscutível, principalmente no contexto do ensino superior, existem pesquisas delineadas para sua qualificação. Diante disso, essa ...
    • Aprendizagem de programação apoiada pelo modelo social aberto do estudante 

      Ferreira, Vinicius Hartmann; Reategui, Eliseo Berni (2020) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta a implementação do Modelo Social Aberto do Estudante no ambiente virtual de aprendizagem de uma disciplina de introdução a programação de computadores do ensino superior. O Modelo Social Aberto do ...

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS
       

       

      Sobre o LumeApresentaçãoEstatísticas geraisInstruções aos autoresPolíticaAjuda

      Navegar

      Todo o repositórioColeções e comunidadesAnoAutorTítuloAssuntoTipo

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Compartilhar

      Facebook
      Twitter
      LinkedIn
      E-mail

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS