• “A gente não sabe falar português, imagina escrever" : uma reflexão sobre o ensino da língua materna 

      Reis, Ânia Dóris dos Santos (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho faz uma reflexão sobre o “ensino” da língua materna. Parte da realidade em sala de aula, constatada pela própria autora, e problematiza a questão da instituição escolar, bem como seus profissionais. Discute ...
    • Literatura oral na sala de aula 

      Schuck, Bruna Rossana de Souza Santos (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A proposta deste trabalho é pensar de que forma a literatura, e no nosso caso, a literatura de tradição oral, pode cooperar, dentro da escola, no processo de constituição de sujeitos que possam pensar a si mesmos e pensar ...
    • Minúcias da vida cotidiana no fazer-fazendo da docência na educação infantil 

      Martins Filho, Altino José (2013) [Tese]
      A presente tese consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa realizada em uma instituição de educação infantil localizada em um município situado na região da Grande Florianópolis/SC, no decorrer do ano de 2010. ...
    • Problemas na escola na perspectiva de estagiários de língua portuguesa 

      Berra, Eliane Cristina Siqueira (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Proponho, com este trabalho, verificar problemas encontrados na escola, bem como buscar suas origens. E, para viabilizar sua escrita, foram consultados 15 relatórios de estágio de Língua portuguesa realizados no Ensino ...
    • Sobre a importância de ensinar expressões idiomáticas 

      Termignoni, Susana; Finatto, Maria José Bocorny (2017) [Artigo de periódico]
      Este artigo está inserido no âmbito de duas vertentes da Fraseologia Contrastiva: a Fraseografi a Bilíngue e a Fraseodidática, tendo como foco uma subcategoria das unidades fraseológicas – as expressões idiomáticas. Neste ...