Repositório Digital

A- A A+

Uma intervenção em contagem com duas crianças surdas

.

Uma intervenção em contagem com duas crianças surdas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma intervenção em contagem com duas crianças surdas
Outro título An intervention in counting with two deaf children
Autor Vargas, Rosane da Conceição
Dorneles, Beatriz Vargas
Resumo Este estudo de caso investigou se crianças surdas, filhas de pais surdos, estão em vantagem para aprender conceitos numéricos comparados com crianças surdas, filhas de pais ouvintes. Comparamos a resposta à intervenção de duas crianças de 6 anos de idade: um menino sinalizante nativo e uma menina que entrou em contato com a língua de sinais a partir dos 2 anos de idade. Ambos participaram de uma intervenção breve projetada para melhorar a compreensão da composição aditiva e o uso de procedimentos econômicos de contagem na resolução de problemas. Contrariamente às nossas expectativas, as crianças alcançaram níveis semelhantes no uso de procedimentos de contagem, na compreensão aditiva do número e também no aumento do campo numérico.
Abstract This study investigated if deaf children born to deaf parents are at an advantage to learning number concepts in comparison to deaf children born to hearing parents. We compared the response to intervention of two six-year old children: a native-signing boy and a late-signing girl. They participated in an intervention designed to improve their understanding of additive composition and the use of economic counting strategies in problem solving. Both children achieved similar levels in the use of economic counting strategies and understanding of additive composition, as well as similar increase in their counting range. The similarities in learning by the native-signing and the late-signing children suggest that both groups may benefit from the same sort of teaching.
Contido em Cadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 33, n. 91 (set./dez. 2013), f. 411-427
Assunto Criança
Estratégia
Surdez
[en] Additive composition
[en] Counting
[en] Counting strategies
[en] Deaf children
[en] Procedures
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/100247
Arquivos Descrição Formato
000909470.pdf (167.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.