Repositório Digital

A- A A+

O uso da pletora de poliedros no ensino de geometria espacial

.

O uso da pletora de poliedros no ensino de geometria espacial

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso da pletora de poliedros no ensino de geometria espacial
Autor Schnornberger, Tiago
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Geometria espacial
Poliedros
[en] Digital learning objects and theory of Van Hiele
[en] Plethora of Polyhedra
[en] Spatial geometry
Resumo Este trabalho teve como objetivo usar o objeto digital de aprendizagem Pletora de Poliedros1 no ensino de geometria espacial. Foi aplicada uma sequência didática contendo atividades envolvendo a visualização geométrica bidimensional e tridimensional com recursos computacionais, como a Pletora de Poliedros. Existem outros objetos digitais de aprendizagem e softwares que podem auxiliar na visualização e aprendizado da geometria espacial. Foram realizados estudos sobre a teoria de aprendizado da geometria de Van Hiele e sobre outros trabalhos práticos com o uso de objetos digitais de aprendizagem, os quais foram tomados como base para o desenvolvimento dessa sequência didática que foi aplicada com estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Canoas no Rio Grande do Sul. O uso da Pletora de Poliedros pode sim auxiliar muito na visualização dos objetos e no aprendizado da geometria espacial, desde que alinhada a uma boa sequência didática.
Abstract This study aimed to use digital learning object Plethora of Polyhedra in teaching spatial geometry. Sequence containing a didactic activities involving the two-dimensional and three-dimensional geometric visualization with computational resources, such as Plethora of Polyhedra was applied. There are other digital learning objects and software that can assist in viewing and learning of spatial geometry. Studies on the theory of learning from the Van Hiele geometry and on other practical with the use of digital learning objects works were conducted, which were taken as a basis for the development of this instructional sequence that was applied to high school students in a school Canoes in the state of Rio Grande do Sul using Plethora of Polyhedra yes can greatly aid in the visualization of objects and the spatial geometry learning, since a good aligned instructional sequence.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/101394
Arquivos Descrição Formato
000931402.pdf (1.902Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.