Repositório Digital

A- A A+

Aplicação da metodologia seis sigma para melhorar a qualidade de um fornecedor

.

Aplicação da metodologia seis sigma para melhorar a qualidade de um fornecedor

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Aplicação da metodologia seis sigma para melhorar a qualidade de um fornecedor
Autor Peña, Ricardo de Marsillac
Orientador Echeveste, Marcia Elisa Soares
Data 2006
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Mestrado Profissional em Engenharia.
Assunto Agronegócio
Fornecedores
Seis Sigma
Resumo Nos últimos anos, tem se observado o crescimento do mercado agrícola em um cenário caracterizado pelo aumento de exportações, incentivos governamentais e entrada de novos competidores mundiais. Respondendo a este cenário, as empresas montadoras de máquinas e implementos agrícolas estão buscando fortalecer sua cadeia de fornecedores, visando atender rapidamente as necessidades de mercado. Para contribuir com o desenvolvimento de fornecedores, novas metodologias têm sido empregadas, onde pode ser destacado o programa Seis Sigma. Este trabalho apresenta a utilização da metodologia Seis Sigma em um fornecedor com o objetivo de reduzir o índice de componentes rejeitados. Como contribuição, apresenta-se um método de análise para a aplicação do Seis Sigma no desenvolvimento de fornecedores. O método apresenta como etapas principais: (i) o entendimento do mercado onde a empresa atua, (ii) a avaliação, seleção e conscientização do fornecedor, (iii) o desenvolvimento do projeto baseado na metodologia Seis Sigma e (iv) o registro das lições aprendidas. Em última análise, buscase identificar as causas prioritárias e propor soluções de melhor custo benefício, visando aumentar o nível de qualidade do fornecedor. A aplicação do projeto Seis Sigma inicia pela definição do problema, fazendo o levantamento do histórico de qualidade do fornecedor e estratificando os possíveis fatores que podem interferir no seu desempenho. Os resultados finais demonstram os benefícios da utilização da metodologia Seis Sigma para desenvolvimento no fornecedor e os níveis de qualidade alcançados. Também é enfatizada a importância do fortalecimento da parceria entre montadora e fornecedor para sustentar os ganhos a longo prazo e transformá-los em vantagem competitiva no mercado atual.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10171
Arquivos Descrição Formato
000550483.pdf (971.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.