Repositório Digital

A- A A+

A didática e a metodologia de ensino na formação de estudantes do curso de bacharelado da ESEF/UFRGS

.

A didática e a metodologia de ensino na formação de estudantes do curso de bacharelado da ESEF/UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A didática e a metodologia de ensino na formação de estudantes do curso de bacharelado da ESEF/UFRGS
Autor Lima, Lucas Oliveira de
Orientador Bossle, Fabiano
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Didatica : Educacao fisica
Educação física
Ensino fundamental
[en] Didact
[en] Initial formation
[en] Physical education
[en] Teaching methodology
Resumo Este estudo tem como principal objetivo compreender como os alunos do curso de bacharelado em educação física da ESEF/UFRGS pensam os saberes da didática e da metodologia de ensino e se consideram os mesmos importantes para a sua atuação profissional. De forma secundária, pretende-se compreender o conhecimento desses estudantes sobre didática e metodologia de ensino e descrever o entendimento dos mesmos sobre esses dois componentes do processo ensino-aprendizagem. Para isso foi utilizada uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo, com entrevistas semiestruturadas. Realizou-se um total de dez entrevistas – cinco homens e cinco mulheres. Sendo que todos são acadêmicos do final do curso de bacharelado em educação física da ESEF/UFRGS. As interpretações das informações coletadas revelaram que a maior parte dos estudantes entrevistados pensa a didática e a metodologia de ensino através de um caráter utilitarista, isto é, como um utensílio a serviço da prática profissional e da tarefa de ensinar. Todos os participantes da pesquisa consideraram os saberes didáticos-metodológicos relevantes para sua atuação profissional, contudo, a partir de um viés utilitário. As interpretações mostraram que os entrevistados possuem conhecimentos restritos acerca da didática e metodologia de ensino, bem como descrevem esses componentes com traços técnico-instrumentais e com a noção de transmissão de conhecimentos. Como ponto adicional, os estudantes reivindicam por mais questões de natureza prática na sua formação inicial.
Abstract The aim of this study is understand how the ESEF/UFRGS bachelor in physical education students understands didact and teaching methodology and if they consider important as a professional skills. Secondly, understand the students knowledge about didactic and teaching methodology, describing this own point of views about these two learning components. The methodology used was a qualitative study based in 10 semi-structured interviews between 5 man and 5 woman, all in last year of bachelor degree in physical education at ESEF/UFRGS. The results indicate that the majority of students understands teaching methodology and didactic only in a utilitarian perspective, us a tool for professional use and teach. All interviewed considered important the methodical knowledge and didactic for their professional performance, but by a utilitarian perspective. The study shows a lack of knowledge about didactic and teaching methodology, describes as technical instrument in knowledge transfer and learning process. Additionally, the interviewed students claim for more practical training since the beginning.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/101751
Arquivos Descrição Formato
000933023.pdf (555.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.