Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBergue, Sandro Trescastropt_BR
dc.contributor.authorZarth, Samantha Bragapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-26T09:26:39Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/101877pt_BR
dc.description.abstractEste estudo pretende identificar os fatores organizacionais que influenciam a motivação dos empregados de um banco público por meio de um estudo de caso, de natureza exploratória e abordagem qualitativa. Ele estende uma pesquisa anterior semelhante (ZACCA, 2011), realizada numa agência bancária, aplicando o mesmo questionário aos funcionários de uma unidade da área administrativa, por meio de 16 questões objetivas e uma aberta, além de perguntas sobre o perfil dos respondentes. Os resultados obtidos apontam que fatores extrínsecos (como remuneração, benefícios, infraestrutura, relacionamentos) são considerados adequados por grande parte dos empregados – e, portanto, motivos de não insatisfação –, entretanto aspectos como atividades do dia-a-dia, reconhecimento e trabalho desafiador revelam uma situação preocupante na unidade estudada, influenciando negativamente a motivação no ambiente de trabalho. Também nota-se que mais empregados da rede de atendimento afirmam estar realizados, enquanto a infraestrutura foi considerada mais adequada pelos empregados da área meio. Conclui-se ainda que há realidades organizacionais distintas na agência bancária e na área administrativa, tanto com relação ao perfil dos funcionários quanto aos aspectos responsáveis pela sua motivação e satisfação.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to identify the organizational factors that influence the motivation of the employees of a public bank through a case study of exploratory nature and qualitative approach. It complements a similar previous research (Zacca, 2011), conducted at a bank agency, by applying the same survey questionnaire to employees from an administrative area unit, using 16 objective enquiries and one open question, besides of questions about the profile of respondents. The results indicate that extrinsic factors (such as wages, benefits, infrastructure, relationships) are considered suitable by most of workers – so, these factors are reasons to not get unsatisfied –, although aspects like day-to-day activities, job recognition and challenging work reveal a worrying situation at the division considered, influencing negatively the motivation at the workplace. Also it's noted that most employees of the service network asserts to be realized, while the infrastructure was deemed more appropriate by the employees of the medium area. We also conclude that there are different organizational realities in bank branch and in administrative area, both about the employees’ profile as the aspects responsible for their motivation and satisfaction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFatores motivacionaispt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectSatisfactionen
dc.subjectSetor bancáriopt_BR
dc.subjectPeople managementen
dc.subjectPublic sectoren
dc.subjectPublic banken
dc.titleA influência de fatores organizacionais na motivação dos empregados de um Banco Públicopt_BR
dc.title.alternativeThe influence of enterprise environment factors on the motivation of employees from a public bank en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000933473pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Administração Pública Contemporâneapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples