Repositório Digital

A- A A+

Educação matemática indígena na aldeia Tekoá Anhetenguá

.

Educação matemática indígena na aldeia Tekoá Anhetenguá

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação matemática indígena na aldeia Tekoá Anhetenguá
Autor Fagundes, Fernanda da Silva
Orientador Wanderer, Fernanda
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Educação indígena
Educação Matemática
Etnomatemática
[en] Ethnomathematics
[en] Indigenous education
[en] Mathematical knowledge
Resumo Este trabalho de conclusão de curso nasce de uma pesquisa que teve o objetivo de analisar se a educação matemática da Escola Indígena Anhetenguá estabelece relações com os saberes matemáticos culturais guarani. Os aportes teóricos utilizados foram a Etnomatemática e a Educação (Matemática) Indígena, apoiando-se, principalmente, em estudos de Ubiratan D`Ambrosio, Gelsa Knijnik, Eduardo Sebastiani Ferreira e Maria Aparecida Bergamaschi. A metodologia envolveu a perspectiva etnográfica e utiliza-se de entrevistas, anotações do diário de campo, fotografias e documentos da escola. A análise mostrou que, embora a Escola seja específica e diferenciada em relação às escolas regulares, o ensino de Matemática não estabelece relação com saberes culturais próprios Mbyá-Guarani, em especial, os saberes matemáticos.
Abstract This work of course completion, comes from a survey that aimed to analyze if math education Anhetenguá Indigenous School establishes relationships with mathematical knowledge Guarani culture. The theoretical framework used were Ethnomathematics and Mathematics Education Indigenous, based on studies from Ubiratan D'Ambrosio, Gelsa Knijnik, Eduardo Sebastiani Ferreira and Maria Aparecida Bergamaschi. The methodology involved the ethnographic perspective and use of interviews, notes from the field diary, photographs and documents of the school. The analysis showed that although the school is specific and differentiated, the mathematics teaching does not establish relationship with Mbyá-Guarani own cultural knowledge.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/102251
Arquivos Descrição Formato
000934243.pdf (921.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.