Repositório Digital

A- A A+

Audiovisual de orquestra : traduções intersemióticas da Sexta Sinfonia de Beethoven

.

Audiovisual de orquestra : traduções intersemióticas da Sexta Sinfonia de Beethoven

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Audiovisual de orquestra : traduções intersemióticas da Sexta Sinfonia de Beethoven
Autor Lucas, Cássio de Borba
Orientador Silva, Alexandre Rocha da
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Audiovisual
Música orquestral
Semiótica
Resumo Esta monografia investiga as articulações entre a música orquestral e o audiovisual. Parte, para tanto, de uma revisão da literatura disponível sobre as relações entre estes conceitos. A seguir, o audiovisual de orquestra passa a ser caracterizado em suas relações intersemióticas, considerados os mecanismos de tradução e de transcriação implicados. Tais mecanismos são apreendidos no nível da norma, do intracódigo e da qualidade sincrônica. Os conceitos que estas categorias subsumem e a tipologia de traduções desenvolvida por Júlio Plaza (2008) fundamentaram a análise de um corpus formado por três versões audiovisuais da Sexta Sinfonia de Beethoven. A estas, constata-se, correspondem três tipos de transcriação: Humphrey Burton traduz indicialmente a música realizada na sala de concertos, pelo estabelecimento de contiguidades convencionais; Hugo Niebeling traduz iconicamente a música no audiovisual pela criação de relações de semelhança qualitativa entre a forma musical e a forma da orquestra; e Stephen Malinowski, por meio de uma série de codificações que regulam a distribuição topológica dos elementos visuais, engendra uma tradução simbólica à maneira daquela prenunciada por Michel Chion.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/102359
Arquivos Descrição Formato
000932448.pdf (1.800Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.