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Aspectos interpretativos no choro Nosso Choro de Garoto : uma ánálise de gravações

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Aspectos interpretativos no choro Nosso Choro de Garoto : uma ánálise de gravações

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Título Aspectos interpretativos no choro Nosso Choro de Garoto : uma ánálise de gravações
Autor Arias, José Luis Gallo
Orientador Wolff, Daniel
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Análise de gravações
Análise musical
Choro
Garoto Pseud. de Anibal Augusto Sardinha
Interpretação musical
Violão
[en] Guitar
[en] Recording analysis
Resumo A presente pesquisa analisou diferentes gravações da peça Nosso Choro de Garoto, com o objetivo de levantar aspectos interpretativos semelhantes entre os intérpretes. A metodologia empregada contempla a escolha das gravações, dos tópicos de análise e as ferramentas para realizar a mesma. As gravações utilizadas foram realizadas por violonistas da tradição do choro, que na maioria dos casos conheceram e conviveram com o autor da peça. Os tópicos analisados nas gravações são: localização e utilização do rubato, articulação e acentuação da figura rítmica semicolcheia – colcheia – semicolcheia, articulação dos baixos, e a utilização de arpejos. Foi realizada uma análise formal da peça, com o intuito de organizar melhor a coleta de dados. A análise de ditas gravações foi feita por meio de softwares especializados para tais fins. As análises revelam aspectos interpretativos semelhantes entre os intérpretes, os quais consideramos como pertencentes ao estilo interpretativo de um gênero musical.
Abstract The present research analyzed different recordings of Nosso Choro by Garoto, with the aim of bringing up common interpretive aspects between performers. The methodology includes the choice of the recordings, of the topics of analysis and of the tools to accomplish the same. The recordings were performed by guitarists who belong to the tradition of Choro, who in most cases met the composer. The topics analyzed in the recordings are: location and use of rubato, articulation and accentuation of the rhythmic sixteenth note – eight note – sixteenth note, articulation of the bass line, and the use of arpeggios. A formal analyses of the piece was made with the aim of better organizing the data collected. The analysis of this recording was made through use of specialized software for such purposes. The analyzes reveal similar interpretive aspects between performers, which we consider as belonging to an interpretative style of a musical genre.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/102627
Arquivos Descrição Formato
000935314.pdf (3.448Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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