Repositório Digital

A- A A+

A construção do conhecimento através das tecnologias educacionais - contextualizando a ação educativa e pedagógica: um estudo com os alunos dos anos finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira

.

A construção do conhecimento através das tecnologias educacionais - contextualizando a ação educativa e pedagógica: um estudo com os alunos dos anos finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A construção do conhecimento através das tecnologias educacionais - contextualizando a ação educativa e pedagógica: um estudo com os alunos dos anos finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira
Autor Martins, Miriam Beatriz Crespo
Orientador Bitencourt, Jossiane Boyen
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aprendizagem colaborativa
Autoria
Ensino e aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Authoring and collaboration
[en] School management
[en] Teaching-learning
[en] TICs
Resumo A presente monografia tratou da construção do conhecimento com o uso das TICs no processo ensino-aprendizagem partindo de um olhar atento de gestora escolar e professora de Educação Artística. Através do trabalho realizado na sala digital da escola, onde os sujeitos desta pesquisa tiveram acesso ao uso da Internet, pesquisa em sites sugeridos, elaboração de slides e apresentação no projetor multimídia, buscou-se valorizar a colaboração e autoria em que contextualizaram suas aprendizagens. Logo, procurou-se respostas através de questionário aplicado aos alunos dos Anos Finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira, localizada no interior do município de Cachoeira do Sul, RS. A partir da análise do material categorizou-se dois parâmetros para discussão: o aluno frente às ferramentas das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) no processo de aprendizagem, em que as práticas voltadas buscam aprendizagens significativas em um trabalho de mediação do professor valorizando habilidades cognitivas, sócio-afetivas e tecnológicas. O segundo parâmetro analisou o aluno frente a aulas convencionais no processo de aprendizagem, onde ainda o professor é o transmissor e o aluno expectador. A pesquisadora como gestora e professora, frente a esses dois aspectos, buscou construir um plano de ação para auxiliar professores na sua prática de ensinar e aprender com o uso das tecnologias de informação e comunicação. O resultado da pesquisa demonstrou que o aluno aceita novos desafios através de práticas pedagógicas bem elaboradas, aprendendo e ensinando numa dinâmica de colaboração e autonomia dentro do processo.
Abstract This monograph deals about construction of knowledge in the use of TIC in teachinglearning process through eye of teacher and school manager Art Education. Through the work done in the digital living room of the school where the participants of this study had access to Internet use, research suggested sites, preparation and presentation slides of the multimedia projector, enhancing collaboration and authorship where contextualize their learning. So, looking up through questionnaire responses students Final Years of the State School of Basic Education Dinah Neri Pereira, located within the municipality of Cachoeira do Sul. From the analysis of the material categorized two parameters for discussion: the student ahead to the tools of TIC in the learning process, where technology practices aimed seek meaningful learning in mediation work of teacher valuing cognitive skills, social-emotional and technological. The second parameter analyzes the student against conventional classes in the learning process, even where the teacher is the transmitter and student spectator, not observed values of collaboration and authorship in this process. The student works individually and their knowledge are not relevant. As manager and teacher, the researcher facing these two issues as separate, we sought to build an action plan to support teachers in the practice of teaching and learning through the use of information technologies and communication. The research result shows that students accept new challenges through well elaborated pedagogic practices, learning and teaching in a dynamic of collaboration and autonomy in the process.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102696
Arquivos Descrição Formato
000919255.pdf (774.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.