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Laboratório de matemática: a contribuição dos jogos associados às novas tecnologias

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Laboratório de matemática: a contribuição dos jogos associados às novas tecnologias

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Título Laboratório de matemática: a contribuição dos jogos associados às novas tecnologias
Autor Silva, Maria Elisabete Bonatto Da
Orientador Junior, Paulo Augusto de Freitas Cabra
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino
Jogos pedagógicos
Laboratório de informática
Matemática
[en] Computer lab
[en] Digital games
[en] Education
[en] Mathematics
Resumo Este trabalho procura mostrar a importância e a contribuição dos laboratórios de matemática, o uso de materiais pedagógicos e os jogos digitais como uma metodologia inovadora na aprendizagem da matemática. Mostra os materiais manipuláveis e jogos utilizados, além dos benefícios e das dificuldades encontradas por professores e alunos, na utilização dos materiais e do laboratório. Busca também, verificar qual o papel do professor e dos alunos frente aos jogos na sala do laboratório de informática/matemática. Para estudar essas questões; os jogos e os laboratórios foram historicamente relacionados com as tendências pedagógicas conhecidas. Realizou-se após uma pesquisa com 25 professores, 5 coordenadores pedagógicos e com 50 alunos. Também foram observadas nas escolas quando os alunos utilizavam os jogos na sala de informática e trabalhavam com os materiais manipuláveis no laboratório/sala de matemática. Após a coleta de dados, as respostas foram analisadas e fundamentadas teoricamente em autores como: Mello e Souza ( 1957 ), Tahan ( 1961 ), Lorenzatto ( 1983 ), Wolff ( 1996 ), Dante ( 2000 ), Lara ( 2003 ), entre outros. A intenção desse trabalho é traçar uma visão geral do funcionamento dos laboratórios de matemática/informática e como são usados os jogos digitais nas escolas; para oferecer subsídio como referencial àqueles que se interessarem por laboratórios e jogos.
Abstract This paper seeks to show the importance and contribution of mathematics laboratories, the use of teaching materials and digital games as an innovative methodology in learning mathematics. Shows manipulatives and games used, and the benefits and difficulties encountered by teachers and students in the use of materials and laboratory. Search also verify the role of the teacher and the students in front of the game room computer lab / math. To study these questions, games and labs are historically related to teaching trends known. Was performed after a survey of 25 teachers, pedagogic coordinators and 5 with 50 students. Were also seen in schools when students used the games in the computer room and working with manipulatives in the lab / lounge math. After collecting data, the responses were analyzed and theoretically grounded in authors such as: Mello e Souza (1957), Tahan (1961), Lorenzatto (1983), Wolff (1996), Dante (2000), Lara (2003), among others. The intention of this paper is to outline an overview of the functioning of laboratories math / computer science and how digital games are used in schools, to offer subsidy as a reference for those who are interested laboratories and games.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102704
Arquivos Descrição Formato
000917727.pdf (505.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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