Repositório Digital

A- A A+

Utilização das mídias na educação: um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Penha

.

Utilização das mídias na educação: um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Penha

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Utilização das mídias na educação: um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Penha
Autor Dalepiane, Sérgio
Orientador Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Computador
Estudo de caso
Sala de aula
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Case report
[en] Communication in education
[en] Technology in education
Resumo O trabalho aborda um tema atual e importante: o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TIC’s). Foi realizada uma pesquisa com os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Penha, na cidade de Ijuí/RS. Os resultados obtidos através de questionário foram apresentados por meio de gráficos e na discussão observou-se que os professores estão utilizando as tecnologias em suas práticas pedagógicas bem como buscando formação na área das tecnologias. Ficou evidente o avanço do uso das tecnologias nas práticas pedagógicas e o acesso ilimitado à informação exigindo uma mudança na postura do professor, que deixa de ser o detentor do conhecimento e passa a ter o papel de provocador, mediador na transformação da informação em conhecimento. O desafio que se tem é de melhorar a qualificação dos professores para que utilizem com mais regularidade as tecnologias e de forma integrada. Isto exige uma mudança em todo o planejamento e na postura do professor diante de novos desafios, buscando sempre mais qualidade na educação. Neste contexto, a educação não tem como negar a integração das Tecnologias como recurso didático a serviço de uma educação reflexiva e crítica.
Abstract The essay approaches an important and present subject: the use of Information Technology and Communication in Education (ICTs). It has been conducted a research with the teachers of the State Elementary School Nossa Senhora da Penha, at the city of Ijuí/RS. The results achieved are presented in graphics and during the research it was observed that the teachers are using the technologies in their pedagogical practices as well as seeking formation in the technological areas. It had become clear that the advance in the use of the technologies in the pedagogical practice and the unlimited access to information demands a change in the attitude of the teacher, that is not the one who holds the knowledge anymore but the one who incites it, a moderator in the transformation of information in knowledge. The present challenge is to improve the qualification of the teachers so that they will use the technologies more often and in a more integrated way. That demands a change in the whole attitude and planning in the light of this new challenge, seeking always to improve the quality of education. In this context, the education cannot deny the integration of the Technologies as a didactic resource in service of a more critic and reflexive education.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102817
Arquivos Descrição Formato
000921095.pdf (328.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.