Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorKerber, Silvana Emerpt_BR
dc.date.accessioned2014-09-11T02:09:47Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102818pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa de caráter qualitativo, pretende analisar a promoção da autoria e colaboração na prática pedagógica numa escola rural integrando as TIC no processo educativo. Para isso, propõe um estudo de caso envolvendo a aplicação do projeto “Rádio na escola”, com alunos do 8º ano da EEEF Júlio de Castilhos. Essa pesquisa permite que o investigador compreenda e interprete como se manifesta a educação rural, seu contexto e suas necessidades, sua inclusão digital e social. Para atender aos objetivos propostos nesta monografia, inicialmente buscou-se na fundamentação teórica conceitos de autoria, autonomia e colaboração, conhecimento sobre a educação do campo e a juventude rural. Como instrumentos de pesquisa optou-se pela observação participante, questionários e entrevistas, cujo entrelaçamento dos dados permitiu confirmar a pedagogia de projeto mediada pelas TIC como prática educativa capaz de promover autoria e colaboração e de conduzir a escola a assumir, finalmente, sua função social.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.titleAutoria e colaboração com o uso das Tic na escola rural: um estudo de caso da inclusão digital na EEEF Júlio de Castilhospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000921100pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples