Repositório Digital

A- A A+

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa

.

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa
Autor Rizzon, Rosana Rossa
Orientador Costa, Valéria Machado da
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Autoria
Letramento
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Authorship
[en] Literacy
[en] Media education
Resumo As tecnologias estão presentes na vida de todas as pessoas e é fundamental que elas estejam também integradas à escola como instituição, que deve ser capaz de utilizar as mídias como ferramenta pedagógica que contribuirá para formar os cidadãos competentes, críticos e por isso, autores do seu conhecimento. Nesse sentido, este estudo realizou uma pesquisa acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para promover a autoria dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa, localizada em Caxias do Sul, RS. Para isso, foram elaborados dois questionários, um para os professores e um para os alunos, que visavam identificar em que medida estes dois públicos utilizam as TICs e como as utilizam. Através deste trabalho realizado foi possível verificar que o professor precisa desenvolver habilidades e competências que o capacitem a utilizar as tecnologias para inovar o sistema educacional e acompanhar as mudanças sociais e assim, desenvolver no aluno a autoria através do uso das mídias como ferramentas facilitadoras da aprendizagem e que pode ajuda-lo a construir o seu conhecimento. Os resultados mostraram que é preciso fortalecer a prática pedagógica dos professores sobre a importância de promover a autoria com os alunos, uma vez que vários dos professores pesquisados não utilizam as TICs de modo a promover a autoria nos alunos. Os resultados também mostraram o alto índice de professores e alunos que têm dificuldades e nunca utilizaram as ferramentas wiki, fórum e blog em atividades na escola. Percebe-se desta forma, a necessidade de a escola vir a conhecer e explorar tais ferramentas para cumprir com o seu papel de contribuir com a formação de cidadãos críticos, reflexivos e ativos que sejam capazes de transformar de forma consciente a sua realidade.
Abstract The technologies are present in the lives of all people and it is vital that they are well integrated into the school, as an institution, that should be able to use the media as a pedagogical tool that will help citizens to form competent, critical and therefore become authors of their own knowledge. In this sense, this study conducted a survey on the use of Information and Communication Technologies to promote authorship of the students of the Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Leonor Rosa, located in Caxias do Sul, RS. To do so, two questionnaires were applied, one for teachers and one for students, which aim to identify the extent to which these two audiences using TICs and how to use them. The results show that is necessary to strengthen the pedagogical practice of teachers on the importance of promoting authorship among students. This research mentions the fact that many school teachers in the study are not exploiting all the tools provided by TICs to promote authorship among students. Results also show high numbers of teachers and students who have difficulties and never used the wiki tools, forums and blogs in activities at school. It is noticeable the need of the school to come to know and exploit these tools to fulfill its role in contributing to the formation of critical reflective and active citizens to be able to consciously transform their realities.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102837
Arquivos Descrição Formato
000919991.pdf (880.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.