Repositório Digital

A- A A+

Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola”

.

Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola”

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Letramento bilíngue (português/inglês) nos anos iniciais e o trabalho com o objeto de aprendizagem “Cartola”
Autor Maggioni, Simone Teresinha Da Rosa
Orientador Alves, Evandro
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino
Letramento
Língua inglesa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo Este é um trabalho de pesquisa que surgiu da necessidade de investigar questões referentes ao trabalho pedagógico na sala de aula durante as aulas de língua inglesa, estas acontecendo em formas de oficinas semanais. . A sala de aula pensada e observada nesta pesquisa é de uma turma de 4º ano de uma escola de um município do interior do Rio Grande do Sul. As interrogações surgiram da prática da pesquisadora (professora oficineira de língua inglesa). O trabalho traz como problematização a articulação do pensamento sobre possíveis relações entre as práticas de letramento, de aprendizagem de uma segunda língua nos anos iniciais, sendo esta a língua inglesa e os softwares, trato aqui do “Cartola”, um jogo on-line que pode ser pensado como objeto de aprendizagem, possibilitando a produção de textos a partir do trabalho com sons, palavras e imagens de forma inusitada. A metodologia deste trabalho é de ordem exploratória, através de observações durante as práticas na sala de aula, discussões com os alunos e entrevistas com a professora titular da turma. A cada semana na oficina de Língua Inglesa o objeto de aprendizagem on-line Cartola é trazido para as práticas da sala de aula, podendo possibilitar assim, esta metodologia aqui descrita. Os resultados alcançados e as conclusões são definidas a partir da audição e edição das discussões com os próprios alunos da turma, sendo estas dirigidas por questões elaboradas pela professora (pesquisadora) as observações da professora durante o trabalho com o Cartola também são bases para esta conclusão. Acontece também uma entrevista realizada com a professora titular da turma, encontrando assim reverberações do objeto de aprendizagem Cartola na sala de aula, tanto nas aulas da professora como nas atividades com a língua inglesa com a professora/pesquisadora. De acordo com as vivências e impressões dos alunos, o Cartola trouxe pistas importantes e inusitadas para a produção de textos, assim como para o contato com as palavras relacionadas a eles pensadas agora para a língua inglesa.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102842
Arquivos Descrição Formato
000921439.pdf (798.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.