Repositório Digital

A- A A+

Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista

.

Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tecnologias da informação e da comunicação: um olhar do professor cursista
Autor Voos, Sirlei Maria
Orientador Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Computador
Educação continuada
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[es] Computadora en la educación
[es] Formación continuada
[es] Recursos
[es] TICs
Resumo No momento em que a sociedade acompanha a evolução do sistema educacional e profissional e confiando-se que o articulador e disseminador do uso dos recursos computacionais na escola, também se encontra na função do professor cursista, este estudo apresenta a proposta da formação continuada através do curso “Elaboração de Projetos”, desenvolvida no NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional). As questões investigadas nesta abordagem foram: “Quais são as expectativas dos professores em relação ao curso” e “Quais as contribuições que este trouxe para a sua prática efetiva quanto à implementação do trabalho no LIE (Laboratório de Informática Educativa)”. Para este diagnóstico foi realizado uma Pesquisa Participante (Gil, 2002), que é a “interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas”, não expondo uma conclusão terminante, mas a probabilidade do aparecimento de novas dificuldades que demandam novas ações. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado aos professores no início e um no final do curso e adotou-se o método de Roque Moraes (1999) para o levantamento das categorias. O exame dos dados teve seu foco nos destaques encontrados, na interpretação em relação à fundamentação teórica desenvolvida, bem como nos objetivos a serem alcançados. As classes temáticas achadas e examinadas foram: O computador na Educação, Recursos Tecnológicos e Prática Pedagógica. Os resultados encontrados apontam a importância da articulação do professor cursista na escola em relação às TICs e de como o curso contribuiu para o entendimento do seu uso pedagógico e de sua prática efetiva. Aponta ainda a necessidade da formação continuada.
Resumen En el momento que la sociedad acompaña la evolución del sistema educacional y profesional y confiándose que el articulador y diseminador de los recursos de computación en la escuela, también se encuentra en la función del profesor cursista, este estudio presenta la propuesta de formación continua a través del curso “Elaboración de Proyectos”, desarrollado en el NTE (Núcleo de Tecnología Educacional). Las cuestiones investigadas en esta abordaje fueron: “cuáles son las expectativas de los profesores en relación al curso” y “cuáles son las contribuciones que este curso trajo para su implementación en el LIE(Laboratorio de Informática Educativa)”. Para este diagnostico fue realizado una pesquisa participante(Gil,2002), que es la “interacción entre pesquisidores y miembros de las situaciones investigadas”, no expone una conclusión terminante, pero la probidad del aparecimiento de nuevas dificultades que demandan nuevas acciones. El instrumento utilizado fue un cuestionario aplicado a los profesores en el principio y uno al final del curso y adoptase el método de Roque Morais(1999) para el levantamiento de las categorías. El examen de los datos tuvo su foco en los destaques encontrados, em la interpretación en relación a la fundamentación teórica desarrollada, bien como en los objetivos a ser alcanzados. Las clases temáticas arrolladas y examinadas fueron: La computadora en la educación, Recursos Tecnológicos y Practica Pedagógica. Los resultados encontrados apuntan la importancia de la articulación del profesor cursaste en la escuela en relación a las TICs y de como el curso contribuyó para el entendimiento de su uso pedagógico y de su práctica efectiva. Apunta aún la necesidad de la formación continuada.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102844
Arquivos Descrição Formato
000921441.pdf (576.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.