Repositório Digital

A- A A+

O uso de celular como recurso didático

.

O uso de celular como recurso didático

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso de celular como recurso didático
Autor Lima, Patrícia Roseane Borges De
Orientador Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Telefone celular
[en] Learning
[en] Mobile
[en] Qr
Resumo Nós sabemos que os alunos não estão satisfeitos de trabalhar em sala de aula apenas com recursos didáticos de quadro e giz, os mesmos precisam de algo a mais para se motivar e construir conhecimento, por isso é de fundamental importância que o professor busque recursos didáticos alternativos, outras formas e estratégias de ensino para que os alunos realizem uma releitura do mundo, com os aportes do conhecimento cientifico. Uma alternativa é utilizar o celular como recurso didático, utilizando o QR CODE (Código de resposta rápida) que pode ser um dos pontos da tecnologia que revolucionará a educação formal. Além disso, apresentamos uma pesquisa realizada com professores de escolas públicas e particulares sobre o uso de TICs em sala de aula. Há também um exemplo de planejamento demonstrando como deve ser realizado o uso de celular como material didático. A aula foi realizada com várias turmas e todos os alunos demonstraram-se motivados, participativos e disciplinados.
Abstract We know that the students are not happy working in the classroom only with didactic resources of frame and chalk, they need something more to motivate and build knowledge, so it is very important that the teacher seeks didactic resources alternative, other forms and education strategies for that the students to perform a rereading of the world, with contributions of scientific knowledge. An alternative is to use the phone as a teaching resource, using the QR CODE (quick response code) which can be one of the technology that will revolutionize the formal education. Moreover, present a survey of teachers of public and private schools on the use of ICT in the classroom. There is also an example demonstrating how planning should be performed using mobile as teaching material. The class was performed with several classes and all students showed up motivated, participatory and disciplined.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/102848
Arquivos Descrição Formato
000919950.pdf (521.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.