Repositório Digital

A- A A+

Regras e combinados : qual a participação das crianças na elaboração e vivência das regras e combinados na sala de aula?

.

Regras e combinados : qual a participação das crianças na elaboração e vivência das regras e combinados na sala de aula?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Regras e combinados : qual a participação das crianças na elaboração e vivência das regras e combinados na sala de aula?
Autor Nunes, Cindy Alós
Orientador Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Autonomia
Autoridade
Ensino fundamental
Sala de aula
Resumo Diante da percepção de que as regras de convivência são imprescindíveis à vida em sociedade, sobretudo na escola, este trabalho tem como foco principal analisar como se dá a construção das mesmas no ambiente escolar. Para tanto, num primeiro momento, vale-se de referenciais teóricos baseados nos estudos de Jean Piaget, Rubem Alves, Ulisses Ferreira de Araújo e Yves de La Taille. Em seguida, realiza pesquisa de cunho qualitativo junto a uma professora e seu grupo de alunos do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual da região metropolitana de Porto Alegre. O objetivo foi analisar como educadora e educandos concebem, elaboram e exercitam a questão das regras e combinados no dia a dia de sala de aula. A análise aponta que o grupo elabora as regras de forma coletiva e democrática, porém alguns alunos apresentam dificuldades em cumpri-las. A professora, por sua vez, busca através da imposição das mesmas discipliná-los. Neste grupo, as regras perdem seu sentido de cidadania e giram somente em torno da questão da (in) disciplina. É importante ressaltar que mesmo sendo elaboradas, planejadas e acordadas por e entre todos, nem sempre são cumpridas o tempo todo e por todos. Isto é, construir regras e respeitá-las são ações que se desenvolvem de maneira gradual, e, assim como em qualquer outro processo de aprendizagem, exigem tempo, acompanhamento e perseverança, tanto por parte das crianças quanto da professora.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/102998
Arquivos Descrição Formato
000935969.pdf (556.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.